sábado, 8 de setembro de 2018

Marinha do Brasil recebe novas viaturas CLAnf

Na última terça-feira (4), desembarcaram no Rio de Janeiro através do porto de Sepetiba, vinte dos vinte e três novos Carros sobre Lagarta Anfíbios (CLAnf) do padrão RAM/RS, adquiridos pela Marinha do Brasil afim de dotar o Corpo de Fuzileiros Navais (CFN). As vinte novas viaturas foram levadas para o Complexo Naval de Itaguaí, de lá conduzidas ao Batalhão de Viaturas Anfíbias (BtlVtrAnf) que fica localizado em São Gonçalo.

As novas viaturas, apresentam maior potência em relação aos anteriores, contando co, uma nova transmissão e sistema de suspensão aperfeiçoado, sendo capaz de atingir maior velocidades, representando ganho em mobilidade e propiciando melhores condições de operação, com muito mais segurança e conforto aos tripulantes. As vinte viaturas recebidas apresentam três distintas configurações, sendo dezoito na variante AAV-7A1 para transporte de tropas, um na variante AAVR-7A1 de recuperação e um na variante AAVC-7A1 de comando e controle. Antes de ser entregues ao setor operativo, as viaturas realizarão uma série de avaliações para atestar a conformidade com os requisitos contratados, além de receber os equipamentos de comunicação e a pintura final. Após a conclusão deste processo, as viaturas serão transferidas ao setor operativo do CFN.

O contrato assinado em 2014, esta estimado em cerca de 117,5 milhões de dólares, onde estão inclusos não apenas as vinte e três viaturas, mas diversos sobressalentes e o suporte técnico para manutenção destas viaturas. Agora resta apenas uma viatura a ser entregue à Marinha do Brasil, tendo recebido anteriormente um primeiro lote com duas viaturas em maio de 2017, segundo a previsão, o último exemplar deverá ser entregue ainda neste mês de setembro, o que deverá ocorrer no próximo dia 17.

Foto: Roberto Caiafa
O Corpo de Fuzileiros Navais (CFN) já conta com vinte e oito viaturas CLAnf em seu inventário, o qual passará a contar com quarenta e nove após a conclusão da entrega destas vinte e uma viaturas remanescentes do contrato que serão entregues em breve ao setor operativo, ampliando as capacidade anfíbias da esquadra brasileira, a qual ganhou maior poder de projeção anfíbia nos últimos anos, com a chegada de dois importantes navios voltados a este tipo de operações, o NDM "Bahia" e o PHM "Atlântico", este último não apresenta capacidade de lançar este tipo de viatura, mas é capaz de lançar viaturas leves e médias que estejam dentro de seu envelope de operações, além de possuir a capacidade de operar um variado destacamento aéreo embarcado (DAE).


GBN News - A informação começa aqui
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger