quarta-feira, 5 de setembro de 2018

BAeNSPA comemora 102 anos da Aviação Naval

Na última sexta-feira (31), nosso editor Angelo Nicolaci acompanhou a cerimônia de comemoração dos 102 anos da Aviação Naval Brasileira, evento realizado na Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia (BAeNSPA), onde presenciou o cerimonial, o qual contou com a presença do Comandante da Marinha (CM) Alte Esq. Leal Ferreira, muitos membros do almirantado brasileiro, representantes de instituições como a Policia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ), Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ), dentre representantes de várias instâncias do poder público civil.

Durante a leitura da "Ordem do Dia", vislumbramos uma apresentação da  história da Aviação Naval, destacando o seu surgimento há 102 anos, quando em 23 de agosto de 1916 foi criada a Escola de Aviação  Naval, primeira escola militar de aviação do Brasil, seguindo os passos iniciados ainda antes, quando em 1911 a Marinha do Brasil antevendo as possibilidades de emprego de aeronaves na defesa da soberania nacional, recebia o primeiro aviador militar brasileiro, o Tenente Möller, formado na França as vésperas do inicio da Primeira Guerra Mundial. Marcando sua posição de vanguarda, a Marinha do Brasil esteve presente no teatro europeu de operações aéreas naquele primeiro conflito mundial, onde atuou com seus aviadores navais, realizando patrulha no céu e mar, integrando em 1918 o 10º Grupo de Operações da "Royal Air Force"(RAF), onde sofremos nossa primeira baixa em combate, com a perda do Ten. Av Eugênio da Silva Possolo.

A Ordem do dia traçou uma linha do tempo, onde foi possível acompanhar nas palavras do orador a contínua superação de desafios e as conquistas que obtivemos ao longo desses 102 anos de história, sublinhando a importância da atuação nos dias de hoje, citando a participação de nossa Aviação Naval em missões de apoio ao Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR) e em missões internacionais como a UNIFIL. Também foi destacado o programa de renovação dos meios aéreos que dispõe, citando as aeronaves que compõe o atual inventário da força, com as aeronaves SH-16 "Seahawk", UH-15, UH-15A e AH-15 "Super Cougar", as aeronaves AH-11B "Super Linx" e caças bombardeiros AF-1 B/C "Skyhawk" que estão passando por processo de modernização e em breve estarão plenamente operacionais, também foi anunciada a chegada prevista em 2021 dos "novos" C-1A Trader, que foram adquiridos nos últimos anos e passam por processo de modernização e adequação para configuração COD/AAR. Também se anunciou que a Marinha do Brasil já iniciou os estudos para seleção das aeronaves que deverão substituir em curto/médio prazo as aeronaves UH-13 "Esquilo" e IH-6B "Jet Ranger", os quais cumprem suas missões com eficiência.


Dando prosseguimento ao evento, foi realizada a solenidade de entrega dos diplomas á personalidades civis e militares, em reconhecimento por seu trabalho e atuação, em seguida acompanhamos o ponto alto do evento, onde foi realizado o desfile, o qual transmitimos ao vivo em nossa página no Facebook.

Enquanto desfilavam representantes das unidades e instituições da nossa Marinha do Brasil, Aeronaves realizavam passagens sobre o pátio da base, com a exibição dos vários meios aéreos que compõe os esquadrões da aviação naval, com grande destaque a passagem da dupla de caças-bombardeiro AF-1B/C que "rasgaram" os céus, voando em formação.

Findada a cerimônia, seguimos para o coquetel destinado aos integrantes da aviação naval e seus convidados, onde fomos convidados pelo Comte Carlos A. Cano e do Comte Campos, veteranos aviadores navais brasileiros, hoje diretores da Quartzo Engenharia de Defesa, nossa patrocinadora. Durante o coquetel confraternizamos com ilustres comandantes e figuras públicas como o candidato ao senado Flávio Bolsonaro.

Agradecemos imensamente a toda equipe da Comunicação Social da BAeNSPA, em especial à Ten. Karla Natal e aos Ten. Vinícius e Ten. Yamaoka, que nos receberam e prestaram apoio em minha estada na base, não esquecendo de mandar aquele abraço aos amigos do Esquadrão HS-1, VF-1, HA-1, HU-1, HU-2 e HI-1, bem como nossos amigos do Estado-Maior da Esquadra que nos acompanham.

Em breve lançaremos a continuação de nossa cobertura da chegada do PHM "Atlântico" e os últimos capítulos da série "Os Navios de Escoltas".




Por Angelo Nicolaci - Jornalista, editor do GBN News, graduando em Relações Internacionais pela UCAM, especialista em geopolítica do oriente médio e leste europeu, especialista em assuntos de defesa e segurança

GBN News - A informação começa aqui


Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger