sábado, 8 de setembro de 2018

Colisão com pássaros, uma ameaça real - F-5EM colide com urubu

Não é raro nos aeroportos brasileiros cenas de aeronaves pousando com avarias provocadas por colisões com pássaros, inclusive já presenciei diversas vezes este tipo de ocorrência quando atuei na"rampa" dos aeroportos Santos Dumont (SDU) e Tom Jobim (GIG) no Rio de Janeiro. No último dia 31 de agosto, o piloto de uma aeronave F-5 EM da Força Aérea Brasileira enfrentaria essa ameaça, quando seu caça colidiu contra um Urubu.

A aeronave do Esquadrão Jaguar que participava de uma operação, teria sido "atingida" pela ave nas proximidades de Anápolis (GO), onde felizmente o piloto conseguiu realizar o pouso com segurança, apesar do grande susto e as avarias resultantes do impacto contra a aeronave. 

Segundo informações divulgadas pela Força Aérea Brasileira, a ocorrência esta sendo investigada pelo departamento responsável, o qual emitirá dentro de um determinado prazo um laudo com os fatores que contribuíram para o ocorrido. O piloto não sofreu ferimentos graves, mas as imagens da aeronave que ganharam as redes sociais mostram bem o tamanho do susto e o estrago que uma ave pode proporcionar á uma aeronave. O caça deverá receber os reparos necessários e passar por uma revisão antes de voltar ao setor operativo. 

Há alguns anos uma cena similar chamou minha atenção, no caso não era uma aeronave de combate, mas um Fokker Mk.28 (Fokker-100) da Avianca, que durante a aproximação para o pouso colidiu contra um pássaro, graças a perícia do piloto não houve algo mais grave, pois o mesmo notando a colisão eminente conseguiu levantar o "nariz" da aeronave, assim evitando que a ave entrasse pelo para-brisas. O radome do Fokker ficou completamente destruído, impossibilitando que a aeronave retomasse as operações de voo naquele dia. 

Hoje uma das grandes ameaças à segurança do voo é o risco de colisão com pássaros, onde várias medidas tem sido adotadas para que sejam evitados casos como este envolvendo o F-5 EM do Esquadrão Jaguar. Em breve iremos lançar uma matéria detalhando os meios preventivos que vem sendo utilizados no Brasil.


Por Angelo Nicolaci - Jornalista, editor do GBN News, graduando em Relações Internacionais pela UCAM, especialista em geopolítica do oriente médio e leste europeu, especialista em assuntos de defesa e segurança

GBN News - A informação começa aqui
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger