quinta-feira, 20 de setembro de 2018

FAB deverá receber os três primeiros KC-390 em 2019

Segundo foi divulgado pela Força Aérea Brasileira, Uma comitiva chefiada pelo Ministro da Defesa, Joaquim Silva e Luna, e pelo Comandante da Força Aérea Brasileira, Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato, concluiu na última terça-feira (18), uma série de visitas as industrias do Aeroespacial. O objetivo dessas visitas foi atualizar o Ministério da Defesa sobre o andamento dos projetos nesse campo estratégico, dentre as visitas, a comitiva esteve na unidade da Embraer em Gavião Peixoto (SP).

Na visita à Gavião Peixoto, a comitiva foi atualizada sobre o desenvolvimento dos projetos desenvolvidos pela empresa brasileira, principalmente o KC-390, a aeronave multimissão de transporte desenvolvida pela empresa e que no próximo ano terá iniciada as entregas dos exemplares destinados à Força Aérea Brasileira. 

Em visita aos hangares de montagem estrutural e montagem final, os engenheiros apresentaram informações detalhadas sobre a construção da aeronave, a qual já obteve junto a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) a certificação inicial, em breve deverá receber a certificação militar, sob responsabilidade da FAB.

Pelo decorrer da produção, de acordo com o Presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança, Jackson Schneider, a entregas do KC-390 deverão ocorrer em 2019 conforme a atual previsão. "Tivemos a oportunidade de atualizar a comitiva sobre esses projetos, principalmente em relação ao KC-390, que está praticamente em etapa final de certificação, cumprindo seus testes de voos finais em missões militares", declarou.

Há duas aeronaves em fase de finalização, outras duas se encontram na etapa de estruturação, sendo uma com a fuselagem quase concluída e outra no inicio do do processo de montagem, com uma das asas pronta. Um quinto já teve iniciado o processo logístico que antecede a montagem, com as peças encomendadas, o que tem é realizado com meses de antecedência ao inicio da montagem. A previsão inicial é que sejam entregues no próximo ano os três primeiros KC-390 operacionais para FAB.

De acordo com o Ministro da Defesa, o nível tecnológico encontrado no parque industrial o surpreendeu e demonstra a capacidade de produção do Brasil, cada vez mais independente. "O Brasil, pelo seu tamanho e pela sua profundidade estratégica, precisa muito de aeronaves de transporte de pessoal, de carga e reabastecimento em voo. Essa aeronave tem essa capacidade", disse o ministro sobre o KC-390.   

No próximo ano completam-se dez anos desde o início do programa, o qual já chegará em 2019 à fase de entrega prevista das três primeiras aeronaves operacionais a FAB. O contrato para aquisição das aeronaves firmado com a Força Aérea Brasileira foi assinado em 2014 e já em 2019 veremos a FAB operando com a maior aeronave já produzida no Brasil.

Além das encomendas previstas pela FAB, a Embraer já esta em fase avançada nas negociações com a Força Aérea Portuguesa, a qual há pouco mais de um ano cancelou o programa de modernização de sua frota de aeronaves C-130, visando alocar recursos ao programa de desenvolvimento do KC-390, destinando à época cerca de 10 milhões de Euros ao Programa KC-390, conforme pode conferir na matéria: "Após cancelar modernização de C-130, portugueses destinam 10 milhões ao desenvolvimento do KC-390". Espera-se que Portugal venha a adquirir cinco aeronaves KC-390, que substituirão os vetustos C-130 "Hércules" de origem norte americana.

A FAB tem um encomenda inicial de 28 aeronaves, já contando no orçamento para 2019  com cerca de 750 milhões para a aquisição destas aeronaves. O KC-390 vem a atender um importante nicho no mercado, onde tende a ser um grande sucesso de exportação, sendo uma aeronave que terá como rival no mercado o norte americano C-130 "Hércules", aeronave que vem a substituir no Brasil e em Portugal, podendo ainda equipar as forças aéreas de países como Argentina, Chile, Colômbia e República Tcheca, que já assinaram cartas de intenção de compra da aeronave brasileira.

GBN News - A informação começa aqui
Com Força Aérea Brasileira
Share this article :

1 comentários:

  1. Acredito que esse avião será o primeiro de muitos nessa categoria decgrade aeronaves.

    Quem viver verá!

    ResponderExcluir

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger