quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

"The Post: A guerra secreta" - O filme que trás um importante episódio da história americana

Amanhã (25), estréia no Brasil o filme “The Post: A guerra secreta", e achamos muito interessante falar um pouco sobre este filme, inclusive nosso parceiro, Cmte Robinson Farinazzo, lançou um vídeo no Canal “Arte da Guerra” onde fala um pouco sobre o filme e o enredo baseado em fatos verídicos e que foram de suma importância para mudança da opinião pública norte americana com relação a “Guerra do Vietnã”.
O filme é uma crônica que apresenta os dilemas dos anos 1970, quando os EUA enfrentavam uma sangrenta guerra no Vietnã. Um momento em que fora descoberto através de informações vazadas pelo analista militar Daniel Ellsberg, que após uma visita ao Vietnã vazou para imprensa mais de 7 mil páginas de documentos ultra-secretos do Pentágono. Os "Papeis do Pentágono" de Daniel Ellsberg alertaram o público norte-americano para informações erradas que eles estavam recebendo sobre o Vietnã, o que deu maior força para o movimento contra a guerra, que estava crescendo. Algo que nos remete á um episódio da história recente onde outro analista, Edward Snowden, também protagonizou um episódio similar. O episódio ocorrido nos anos 70 ficou conhecido como os “Papéis do Pentágono”, e revelavam que diversos presidentes norte-americanos, incluindo John Kennedy, Lyndon Johnson e o próprio Richard Nixon, vinham mentindo há anos sobre aquela guerra, onde ficou claro que o governo dos EUA já sabiam há muito tempo que era uma guerra perdida.
Em 1971, o jornal “The Washington Post” vivia dias que marcariam uma guinada em sua história e o papel que desempenharia na história dos EUA. A dona do jornal, Katharine Graham, tomava a decisão de abrir o capital do jornal lançando ações na Bolsa. Uma tentativa de capitalizar o jornal, que até aquele momento apesar de ter relativa importância, era uma publicação regional que não tinha a mesma influência e alcance como o gigante “The New York Times”.
Por isso, não foi surpresa que parte dos “Papéis do Pentágono” tenham sido recebidos primeiro pelo “The New York Times”, que foi o primeiro jornal a publicar a notícia. O editor-chefe do “The Post”, Ben Bradlee uma personalidade muito importante no jornalismo daqueles tempos, não ficou de braços cruzados, e quando Nixon entrou na justiça para impedir o “NY Times” de divulgar o restante dos documentos, o “The Post” entrou em cena. O filme retrata a batalha pela liberdade de expressão que mudou para sempre o status do “The Post” e influenciou a opinião pública, levando á uma mudança nos rumos daquela nação. Lembrando que o “The Poste” poucos anos depois, estaria à frente do escândalo de Watergate, episódio que derrubou Nixon do poder.

É uma boa dica para ir ao cinema, o elenco conta com atores de peso como Meryl Streep e Tom Hanks, mais um filme de Steven Spielberg, com duas indicações ao Oscar: melhor filme e melhor atriz com Meryl Streep, e vale a pena ler um pouco sobre o episódio antes de ver o filme, bem como aconselho a conferir o vídeo : "O Pentágono sob ataque: The Post - A guerra secreta", no Canal Arte da Guerra, basta clicar sobre o título e será automaticamente direcionado ao canal.




Por Angelo Nicolaci - Jornalista, editor do GBN News, graduando em Relações Internacionais pela UCAM, especialista em geopolítica do oriente médio e leste europeu, especialista em assuntos de defesa e segurança.

 



GBN News  e Canal "Arte da Guerra" – A informação começa aqui

Share this article :

2 comentários:

  1. O texto precisa de uma boa revisão de vírgulas e pontos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado meu nobre amigo, iremos fazer uma revisão no texto.

      Excluir

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger