quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

HMS "Ocean" - Conheça um pouco sobre o processo de aquisição.

O GBN News mantendo estreita comunicação com a Marinha do Brasil, recebeu por meio da Diretoria de Gestão de Programas da Marinha (DGePM), alguns detalhes sobre os trâmites que envolvem o processo de aquisição do HMS "Ocean", assim nós compartilhamos um breve histórico sobre os estágios de desenvolvimento do processo de aquisição do HMS “Ocean” pela Marinha do Brasil:


Durante o ano de 2017 foram realizadas duas vistorias técnicas no navio, nos meses de junho e novembro, as quais resultaram no relatório que atesta que o HMS “Ocean” encontra-se em boas condições técnicas e operacionais, laudo que deu base para o prosseguimento nas conversas entre as partes brasileiras e britânicas.



Após reuniões técnicas preliminares com representantes do Ministério da Defesa do Reino Unido e da Marinha Real Britânica (Royal Navy), ocorridas em novembro, ficaram pré-acordados alguns planejamentos relacionados à manutenção/docagem do navio ainda no Reino Unido, segundo o acordo pré-definido, ainda estariam envolvidos treinamentos e cursos para a futura tripulação brasileira e estabelecido o cronograma de transferência do navio. Ainda, a partir daquela data, foram iniciadas as negociações, ora em andamento, para a formalização do contrato de aquisição, a fim de conferir segurança técnica e jurídica ao processo. 


Ademais, a futura aquisição do navio proporcionará melhores condições para que a Marinha do Brasil permaneça exercendo as suas atribuições constitucionais, especialmente na Amazônia Azul. Trata-se de um Porta-Helicópteros de Assalto Anfíbio, concebido para as tarefas de projeção de poder sobre terra, pelo mar e pelo ar, além de desempenhar a missão de Comando e Controle de áreas marítimas. Mas o navio não se limita apenas ao emprego no âmbito de defesa, sendo apropriado, também, para desempenhar missões de caráter humanitário, auxílio a desastres e operações de manutenção de paz, como a que o Brasil participou no Haiti, além de possuir capacidade de emprego em missões logísticas estratégicas, transportando militares, munições e equipamentos aonde seja necessário, dando maior flexibilidade.
Por fim, considerando o estágio das negociações, cabe esclarecer que o futuro nome do navio e seu indicativo visual ainda não foram escolhidos pela Marinha do Brasil. Essa foi uma excelente aquisição, a qual irá trazer enorme ganho a força naval brasileira. Segundo as informações que tivemos acesso, faltam poucos pontos para finalizar o processo de aquisição, ainda não tendo sido revelado os detalhes quanto aos sistemas de defesa que deverão vir com o navio, tendo sido até o momento confirmado que o "Ocean" virá com seu radar Artisan 3D. 

Durante o anúncio do RFP das corvetas "Classe Tamandaré", o Ministro da Defesa, Raul Jungmann, deu uma breve coletiva a imprensa, onde forneceu alguns detalhes sobre o processo de aquisição do "Ocean", confirmando a compra do navio e citando a fonte de recursos para o pagamento do navio, apontando que o mesmo deve ser incorporado a esquadra por volta de outubro deste ano de 2018.

Em breve traremos mais informações sobre a conclusão desse importante processo de aquisição pela Marinha do Brasil.

Agradecemos a equipe do Centro de Comunicação Social da Marinha do Brasil, que ao longo de nossa história tem contribuído significativamente para que possamos levar aos nossos leitores informações precisas, que somam ao nosso compromisso como veículo de comunicação.

Nosso parceiro "Canal Arte da Guerra", produziu vídeos muito esclarecedores sobre o HMS "Ocean", abordando pontos importantes sobre o navio, basta clicar aqui e conferir no canal do nosso amigo e parceiro, Cmte Robinson Farinazzo.


GBN News - A informação começa aqui


Share this article :

2 comentários:

  1. E os armamentos defensivos, o que ficará no navio?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assim que sair a definição nós publicaremos. Os CIWS estão pendendo do aval norte americano

      Excluir

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger