domingo, 7 de janeiro de 2018

Aeronave saudita cai no Iêmen, fontes divergem sobre causas

Uma aeronave saudita caiu no norte do Iêmen neste domingo (7) devido a uma suposta "falha técnica", segundo a coalizão liderada por Riyadh. Os rebeldes de Houthi, no entanto, afirmam que derrubaram a aeronave.

A coalizão confirmou a perda da aeronave, de acordo com uma declaração. OA aeronave pertencente à Força Aérea da Arábia Saudita sofreu uma suposta falha técnica e caiu na zona de conflito. Os pilotos sobreviveram a queda e foram evacuados em uma operação C-SAR, de acordo com a coalizão.

"O Comando das Forças da Coalizão Árabe implementou uma operação conjunta para evacuar os dois pilotos, a operação contou com a participação das forças aéreas e terrestres, onde os dois pilotos foram evacuados para o território Saudita", disse o porta-voz, coronel Turki Al-Malki.

O porta-voz no entanto não forneceu nenhuma informação sobre o tipo de aeronave perdida. Enquanto a agência Al-Masirah, afiliada aos rebeldes Houthi, afirmou que a aeronave em questão foi atingida pela "defesa aérea iemenita". Segundo relatos a aeronave "acidentada" seria um Panavia Tornado, fabricado na Inglaterra. A Arábia Saudita é o único país da região que opera aeronaves deste tipo.

A coalizão liderada pelos sauditas iniciou sua campanha militar no Iêmen há quase três anos, na tentativa de impulsionar o presidente Abd-Rabbu Mansour Hadi de volta ao poder e evitar que os rebeldes Houthi assumissem o controle do país. A intervenção produziu ganhos militares modestos, uma vez que grande parte do país ainda esta sob controle do grupo rebelde Houthi.

Desde o início das operações, a coalizão tem sido repetidamente acusada por observadores no terreno e grupos de direitos humanos pela morte de civis durante os bombardeios, mas raramente reconheceu a responsabilidade. O conflito até agora, tirou a vida de pelo menos 10 mil pessoas, de acordo com estimativas da ONU.

A aliança saudita perdeu uma série de aeronaves e helicópteros durante a longa e sangrenta campanha. Embora Riyad tenha culpado rotineiramente as perdas á "problemas técnicos", os rebeldes Houthi são rápidos em reclamar o crédito pelo abate das aeronaves.

GBN News - A informação começa aqui
Com agências


Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN News - GeoPolítica Brasil Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger