domingo, 22 de novembro de 2009

Presidente de Israel diz que parará assentamentos com retorno das negociações


O presidente israelense, Shimon Peres, afirmou hoje, no Cairo, que seu país parará de instalar novos assentamentos nos territórios palestinos ocupados e desmantelará os que tiverem sido construídos sem autorização no momento em que for retomado o diálogo com os palestinos.

Peres reiterou a postura oficial israelense em declarações à imprensa, depois de se reunir hoje com o presidente egípcio, Hosni Mubarak, em encontro que permitiu rever o estagnado processo de paz no Oriente Médio.

"O Governo israelense disse o seguinte: no minuto em que comecemos a negociar, não haverá novos assentamentos, não haverá confiscos de terra, não haverá investimentos para novos assentamentos e serão desmantelados os assentamentos que foram estabelecidos sem autorização", disse Peres, na capital egípcia.

Em suas declarações, o presidente israelense, sem funções executivas na Administração de seu país, insistiu em que Israel "tem a vontade e está disposto" a chegar a uma solução de dois Estados, o israelense e o palestino.

Explicou em que é possível resolver todos os problemas pendentes, mesmo que sejam graves, incluindo o status de Jerusalém. A respeito, disse que "qualquer um pode propor mudanças" e estas mudanças podem ser levadas às negociações.

Mubarak, que estava sentado ao lado de Peres, lembrou a postura dos países árabes de que, antes de retomar as negociações de paz, é preciso parar a construção de assentamentos nos territórios palestinos ocupados por Israel, "incluindo Jerusalém Oriental".

O presidente egípcio defendeu chegar a uma solução definitiva no conflito entre israelenses e palestinos, respeitando as fronteiras anteriores à Guerra dos Seis Dias de 1967.

Fonte: EFE
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger