sábado, 28 de novembro de 2009

Aneel decide multar a Light por cortes de energia no Rio


A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) decidiu multar a distribuidora fluminense Light pelos frequentes apagões nos últimos dias, em especial na zona sul do Rio.

A multa pode chegar a 1% do faturamento anual bruto da companhia. Esse dado não consta do balanço da Light, mas sua receita líquida somou R$ 3,9 bilhões de janeiro a setembro deste ano.

Segundo o diretor-geral da Aneel, Nelson Hubner, não foi aceita a justificativa de que os cortes foram motivados pelo calor. "A Light alegou que não tinha praticamente aumento de mercado nos últimos dez anos e que a onda de calor pegou de surpresa a empresa, que trabalhou com limites de carga [de suprimento de energia] muito acima dos últimos anos."

A Light informou que não ira comentar. O presidente da Associação Brasileira das Distribuidoras de Energia Elétrica, Luiz Carlos Guimarães, disse que a Light tem índices operacionais melhores do que a média do Sudeste. Afirmou ainda que nas áreas afetadas o tempo médio sem luz é inferior a 1 hora ao ano, enquanto no restante do Sudeste supera 10 h/ano.

Ontem, voltou a faltar luz em bairros do Rio, como Barra da Tijuca, e cidades da região metropolitana, como Nova Iguaçu e Duque de Caixas. A falta de luz provocou prejuízos ontem no comércio do Leblon. Na confeitaria Colher de Pau, 20 tortas, 10 kg de camarão e 25 kg de frango foram jogados fora.

Já no hotel Ritz, o apagão em diversos Estados do país no começo do mês levou ao aluguel por quatro meses de um gerador, por R$ 17 mil mensais. "Não podemos confiar na Light", disse o gerente Carlos Henrique Coelho.

Fonte: Folha
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger