quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Brasil tem interesse em substituir dólar no comércio


O Brasil está interessado em realizar o comércio bilateral com a Rússia em moedas locais (real e rublo, respectivamente), disse nesta quarta-feira o assessor do presidente do banco central russo, Alexander Potemkin.

A Rússia já discute realizar o comércio bilateral em moedas nacionais com a China e com a Índia os quatro países compõem o bloco conhecido como Bric (sigla formada pela iniciais de Brasil, Rússia, Índia e China). Além disso, a Rússia estuda substituir o dólar no comércio com outros países, como Turquia e Vietnã.

"Houve uma iniciativa dentro dos Brics. Esses países pretendem criar as condições para o pagamento direto do comércio em moedas nacionais", disse Potemkin. "O Brasil já expressou esse interesse. A Índia (...) está pronta para discutir o tema", acrescentou, falando na Duma (câmara baixa do Parlamento).

Ele estimou que as transações em yuan e rublos já representem cerca de 2% do comércio da Rússia com a China.

No último dia 18, o embaixador russo junto à UE (União Europeia), Vladimir Chizhov, disse esperar que as conversas para que o país passe a integrar a OMC (Organização Mundial do Comércio) "transcorram rapidamente e sejam concluídas em breve".

A entrada na OMC abriria mercados para a Rússia, ao mesmo tempo em que tornaria o mercado local mais acessível a outros países da organização.

A Rússia discute sua adesão há 16 anos, mas o processo parou várias vezes devido a disputas diversas, e a OMC exige como pré-requisito que o governo russo resolva várias pendências comerciais e tarifárias.

Fonte: Reuters

Nota do Blog: Estamos criando novas alternativas a economia americana, isso é muito bom para o Brasil e seus parceiros, tendo em vista as incertezas econômicas provenientes dos EUA.
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger