segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Cristina Kirchner defende criação de Estado Palestino


A criação do Estado palestino foi defendida pela presidente da Argentina, Cristina Kirchner, durante almoço com o Presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, hoje, em Buenos Aires. "Defendemos a necessidade internacional e nacional de que o povo palestino tenha seu Estado, tenha suas fronteiras e possa conviver com o povo e o Estado de Israel dentro de suas fronteiras", afirmou.

Cristina, que recebeu na semana passada a visita do presidente de Israel, Shimon Peres, pediu aos dois líderes o mútuo respeito, no caminho da convivência em paz entre os seus povos. "É necessário retornar a esse itinerário, ao direito internacional para construir uma demanda de caráter internacional que é a existência do Estado Palestino e sua convivência com o Estado de Israel", disse Cristina.

A presidente reafirmou o "compromisso da Argentina e de todos os argentinos de fazer esforços para conseguir construir essa paz que todos vocês (palestinos e israelenses) merecem". Cristina afirmou que a Argentina "tem autoridade institucional para falar sobre a paz no Oriente Médio e a segurança internacional" porque o País foi vítima de dois atentados, em 1992 e em 1994.

"Que a Palestina não seja mais a desculpa ou o álibi para nenhum fundamentalista no mundo que se escuda nisso para perpetuar fatos horríveis como os cometidos no nosso país", reclamou Cristina. No encontro com o líder israelense há poucos dias, Cristina também defendeu a criação de um Estado palestino e o direito dos israelenses de viver em segurança dentro de suas fronteiras.

Abbas, por sua vez, voltou a pedir à Israel "o fim de suas políticas de extensão" e repetiu que "não há paz com ocupação e assentamento".

Fonte: Agência Estado
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger