sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Lula comete 'sério erro' ao receber Ahmadinejad, adverte congressista americano


O influente congressista democrata americano Eliot Engel afirmou nesta sexta-feira que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva comete um "sério erro" ao receber o líder iraniano, Mahmud Ahmadinejad, em Brasília.

"O presidente Lula comete um sério erro ao receber o presidente iraniano" na próxima segunda-feira, advertiu Engel, presidente da subcomissão para América Latina da Câmara de Representantes.

Lula "não deveria legitimar Ahmadinejad recebendo-o no Brasil", destacou Engel.

O legislador democrata disse que este tipo de reunião "não é o caminho" para que o Brasil cumpra seu desejo de ser "um líder mundial".

O porta-voz do departamento americano de Estado Robert Wood evitou hoje comentar a visita de Ahmadinejad ao Brasil, alegando que é um assunto bilateral, mas estimou que a decisão do governo brasileiro deve "elevar as preocupações" dos Estados Unidos.

Washington acusa o Irã de tentar obter uma bomba atômica, enquanto Teerã afirma que desenvolve um programa nuclear com fins exclusivamente civis.

Lula rebate as críticas à visita de Ahmadinejad afirmando que busca fomentar um diálogo para contribuir com a paz no Oriente Médio, e oferece o Brasil como um interlocutor para a região.

Fonte: AFP

Nota do Blog: Quem esse congressista acha que é para criticar nosso governo?

Os EUA estão é com medo do gigante que o Brasil e outras nações emergentes tem se tornado. Principalmente o Brasil, que tem sido um ator convidado a entrar em cena em diversas questões ao redor do mundo.

Se vamos receber Ahmadinejad ou não é questão nossa, o que vai ser tratado é problema Brasileiro, somos uma nação soberano e respeitamos todas as demais nações e seus líderes, muito diferente do que é feito por algumas nações, que acham que por terem um imenso poderio bélico, podem sair por ai ameaçando todos que pensam e agem diferente do que eles querem. Hoje estamos Entrando no mundo multipolar, e o Brasil esta consolidando-se como um líder, não só na América Latina, mas global, e não devemos de forma alguma abaixar a cabeça para qualquer nação que tente dizer o que podemos ou não fazer. Chega de ser tratado como marionete, hoje o Brasil, mais do que nunca é um país de peso, seja na economia ou diplomacia, e "vão ter que nos engolir", como diria o zagallo
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger