quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Sarkozy chega ao Brasil para Conferência


O presidente da França, Nicolas Sarkozy, chega hoje ao Brasil para sua terceira visita oficial em menos de 12 meses. O chefe de Estado, atendendo a convite feito por Luiz Inácio Lula da Silva em sua passagem por Paris, há 11 dias, vai participar da Cúpula dos Países Amazônicos. A França, que tem um de seus departamentos, a Guiana Francesa, na região amazônica, manifesta dois interesses centrais no evento: unir a região pela proposta franco-brasileira para a 15ª Conferência do Clima (COP15) das Nações Unidas e obter apoio para a criação da Organização Mundial do Meio Ambiente (OMMA), já defendida pelo Brasil.

A venda dos aviões de caça Rafale, da Dassault, que concorrem na licitação FX-2, do Ministério da Defesa, não é um tema previsto na agenda pelo Palácio do Eliseu – embora o assunto deva ser evocado em conversas laterais dos dois presidentes.

A assessoria política de Sarkozy trata a nova visita do presidente, dois meses e meio após o 7 de Setembro, em Brasília, como parte dos esforços diplomáticos por um acordo climático em dezembro. O principal encontro da cúpula, que envolverá os líderes políticos, está marcado para as 15h de hoje. “Nós encaramos como um evento de preparação para a COP 15, estritamente sobre a questão ambiental”, assegurou à reportagem uma fonte diplomática do Palácio do Eliseu.

A França e o Brasil tentam atrair o apoio dos demais chefes de Estado da região – são convidados os presidentes da Venezuela, da Colômbia, do Peru, da Bolívia, do Equador, da Guiana e do Suriname – ao acordo bilateral selado em 14 de novembro, em Paris, em torno de um documento de intenções que os dois países levarão a Copenhague. Além disso, Sarkozy e Lula tentarão envolver os demais latino-americanos na proposta de criação da OMMA. “Esta organização seria o meio mais fácil de nos certificarmos da aplicação dos futuros acordos de Copenhague, além de reorganizar a governança mundial de questões climáticas”, defendeu o representante da presidência francesa.

Após a reunião de Manaus, Lula e Sarkozy partem a Trinidad y Tobago, onde serão os convidados de honra do primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, para a Cúpula do Commonwealth. A reunião envolverá 53 países, entre os quais Inglaterra, Austrália e Índia, pesos pesados das negociações de Copenhague. Também nessa reunião, o tema dominante será a COP 15 Com França e Grã-Bretanha à frente, a União Europeia tenta mobilizar os grandes emergentes – como a Índia – e países em desenvolvimento para pressionar os Estados Unidos e a China.

Fonte:Agência Estado
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger