segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Brasil deixa em aberto posição sobre eleição em Honduras


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta segunda-feira, durante a XIX Cúpula Ibero-Americana, que seu governo não vê as eleições em Honduras como uma "tentativa de lavagem de um Golpe de Estado", deixando em aberto sua posição sobre a crise hondurenha.

Segundo o assessor da presidência para assuntos internacionais, Marco Aurélio Garcia, "é preciso esperar, discutir com a comunidade internacional, mas a posição de Lula é exatamente esta, de que não vêmos as eleições como uma tentativa de lavagem de um golpe".

À margem da Cúpula Ibero-Americana, na cidade portuguesa de Estoril, Marco Aurélio Garcia revelou que o Brasil "gostaria que este assunto fosse tratado pela OEA" e estimou que será de "grande importância" a atitude do vencedor das eleições em Honduras, Porfirio Lobo, nos próximos dias.

E preciso esperar para ver se "vai recorrer ao secretário-geral da OEA", José Miguel Insulza, "se vai considerar a OEA como um interlocutor legítimo, coisa que o presidente de fato, Roberto Micheletti, jamais fez".

"Este conjunto de sinais e gestos vai permitir uma avaliação sobre quais serão os próximos passos" do Brasil, revelou Marco Aurélio Garcia, estimando que Lobo precisa "fazer gestos em direção a uma solução democrática e legítima, gestos muito poderosos para compensar as eleições ilegítimas".

Sobre a restituição do presidente deposto, Manuel Zelaya, o assessor de Lula destacou que esta sempre foi a exigência do Brasil, mas agora "é preciso saber qual é a posição do próprio" líder derrubado.

Os líderes de 22 países da América Latina, Espanha, Portugal e Andorra tentam acertar em Estoril uma declaração sobre Honduras, divididos entre uma maioria que não reconhece as eleições, e alguns que admitem o pleito.

Garcia estimou que a declaração deixará vários aspectos de fora, mas que há alguns pontos de consenso, como a rejeição ao Golpe de Estado de junho passado.

Se não houver consenso, a presidência portuguesa fará um pronunciamento sobre as eleições hondurenhas.

Segundo números parciais do Tribunal Supremo Eleitoral (TSE), Porfirio Lobo vence com 55,9% dos votos, contra 38,6% para Elvin Santos, que já admitiu a derrota.

Zelaya, deposto por um golpe de Estado em 28 de junho passado, está refugiado na embaixada do Brasil e Tegucigalpa desde que voltou ao país, em 21 de setembro passado.

Fonte: AFP
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger