sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Israel exige derrubada de estádio de futebol palestino em Ramallah


O Exército israelense exigiu que os palestinos derrubem um estádio de futebol recém- construído nas proximidades de Ramallah, com a desculpa de que uma parte da instalação foi erguida em uma área ocupada sob controle exclusivo de Israel.

Financiado com fundos públicos alemães e franceses e com o patrocínio da Fifa, o estádio fica na localidade de Al Bireh, próxima a Ramallah, e deve ser inaugurado no final do ano com um jogo entre uma equipe palestina e outra de algum país árabe.

O jornal israelense "Ha'aretz" informa em sua edição de hoje que a Administração Civil, organismo dependente do Ministério da Defesa que se encarrega dos assuntos civis em território palestino ocupado, exigiu dos construtores a derrubada do estádio em até sete dias.

A alegação israelense é que parte dos 11 mil metros quadrados ocupados pela nova instalação esportiva está sobre a chamada "zona C" estipulada pelos Acordos de Oslo, ou seja, território ocupado sob jurisdição de Israel, e, por isso, precisa de uma permissão especial de organismos israelenses.

Em 11 de outubro, o Exército entregou a um dos empregados a ordem de demolição. No último dia 1º, enviou uma ordem igual à Prefeitura de Al Bireh.

Segundo o "Ha'aretz", a construção do estádio, com capacidade para 8.000 pessoas e cujo objetivo é incentivar o esporte entre os palestinos, foi aprovado em 1981, mas o projeto só foi adiante em 2008, quando o presidente da Fifa, Joseph Blatter, e o primeiro-ministro palestino, Salam Fayyad, lançaram sua pedra fundamental.


Polêmica

O jornal alerta que o assunto pode causar uma polêmica internacional, porque Israel mudou os limites de jurisdição e até agora não entregou planos aos palestinos.

"É injusto e irracional que tenhamos que pedir permissão e esperar a licença israelense para construir em uma zona que, embora qualificada como 'C', está dentro dos limites municipais aprovados e reconhecidos", lamentou Samih Al Abed, arquiteto municipal de Al Bireh, em entrevista ao "Ha'aretz".

Para Abed, se trata de uma decisão política destinada a pressionar os palestinos a retomar o processo de paz, estagnado desde o final de 2008.

"Esta é uma típica medida de pressão de Israel que significa: ou negociam, ou os puniremos", acrescenta.

A Autoridade Nacional Palestina (ANP) se nega a retomar as negociações enquanto Israel não interromper a expansão de colônias na Cisjordânia e Jerusalém Oriental.

Fonte: EFE

Nota do Blog: Um verdadeiro absurdo a posição israelense, não é assim que eles vão conquistar a paz ou se impor.
Share this article :

2 comentários:

  1. A Fifa deveria se impor. A rigor, a Fifa tem mais poder que a ONU, ou quase isso.

    Não só é um absurdo tal coisa, como é um bom meio de Israel continuar a ser odiado.

    Toda a luta dos judeus pela direito a existência, que cativou a simpatia mundial, está sendo jogada na lata do lixo com atitudes vergonhosas como essa.

    o problema não é bem Israel, nem os judeus, mas a vertende política extremista que tomou conta do estado de Israel. Enfim...

    abraços a todos

    ResponderExcluir
  2. Interessante. O futebol sempre foi motivo de agregação entre os povos e não de separação. Uma coisa é ser adversário, e outra ser inimigo.
    Os judeus e palestinos conviviam pacificamente antes da importância do petróleo. Será que no dia que acabar o ouro negro, os EUA darão o suporte que dão atulmente a Israel? Provavelmente não.
    Ao que parece a política de Israel, não é de Israel e sim dos EUA.

    ResponderExcluir

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger