domingo, 22 de novembro de 2009

Gaza esta Ficando sem água potável


Na Faixa de Gaza, 90% da água não é potável devido, sobretudo, ao seu alto nível de sal, declarou neste sábado um responsável palestino pelo fornecimento de água para os municípios litorâneos de Gaza.

"A água é imprópria para o consumo humano. Análises de especialistas internacionais mostraram que apenas 10% da água da Faixa de Gaza é potável, o que é um risco para a vida dos palestinos", alertou Munzir Chiblak, diretor de uma companhia de distribuição de água no território.

Em um comunicado, Chiblak pediu que sejam tomadas "as medidas necessárias para pôr fim ao problema da salinidade da água que se agrava" em Gaza, um território banhado pelo Mediterrâneo.

"A situação é crítica", considerou, avaliando em mais de 80 milhões de m3 o déficit de água do lençol freático de Gaza no ano passado.

A população de Gaza, onde vivem 1,5 milhão de palestinos submetidos a um rígido bloqueio israelense, depende destas reservas de água subterrâneas para seu consumo e para a agricultura.

Se a situação perdurar, advertiu a fonte, as reservas de água do lençol freático litorâneo da Faixa de Gaza poderão "perigar nos próximos anos".

Densamente povoada, a Faixa de Gaza, situada a sudoeste de Israel e que faz fronteira com o Egito, sofre uma escassez crônica de agua.

Fonte: AFP
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger