sábado, 28 de novembro de 2009

Rússia aponta terrorismo como causa de acidente ferroviário


Pelo menos 26 pessoas morreram na Rússia no descarrilamento na noite de sexta-feira de um trem de passageiros entre Moscou e São Petersburgo, e os investigadores confirmaram neste sábado que a tragédia foi provocada por atentado terrorista.

Fontes oficiais e agências de notícias russas chegaram a afirmar que o balanço de mortes subira de 25 a 39, mas a informação não foi confirmada. Um comunicado do comitê de investigação judicial revela um balanço preliminar de 26 mortos, 18 desaparecidos e mais de 100 feridos.

"Não há dúvida de que estamos falando de um atentado terrorista", afirmou Vladimir Markin, porta-voz do comitê de investigação federal russo, citado pela agência Interfax.

Os investigadores destacaram ainda que foram encontrados fragmentos de bomba no local da tragédia. O trem fazia a viagem entre Moscou e São Petersburgo.

"No local do acidente do Nevsky Express a equipe de investigação do comitê da procuradoria russa encontrou e retirou elementos de um artefato explosivo", afirma um comunicado oficial.

O presidente da Companhia Russa de Ferrovias (RZD), Vladimir Yakunin, já havia anunciado que a pista prioritária para a origem do descarrilamiento era um ataque terrorista.

O descarrilamento aconteceu na véspera em uma das linhas ferroviárias mais movimentadas da Rússia, que liga Moscou a São Petersburgo, a 284 km da capital, perto da cidade de Uglovka.

O descarrilamento de pelo menos quatro vagões do Nevski Express, um trem de grande luxo muito utilizado por turistas estrangeiros, aconteceu às 21H34 locais (16H34 de Brasília) no limite das regiões de Novgorod e de Tversk (noroeste da Rússia).

"Há fatos objetivos que permitem aos investigadores contemplar uma explosão provocada por uma bomba colocada perto da ferrovia como uma das explicações possíveis", declarou o presidente da RZD a um canal de televisão.

"Um eventual atentado é uma das versões da polícia para o acidente", afirmou mais cedo outro diretor da empresa à agência Itar-Tass.

Uma fonte judicial informou que foi aberta uma investigação criminal por terrorismo e posse ilegal de armas de fogo e explosivos.

Uma cratera de um metro de diâmetros foi localizada perto da via e algumas testemunhas afirmaram ter ouvido uma forte explosão antes do acidente.

"Pode ter sido a explosão de uma bomba colocada sob um dos vagões", declarou à agência Ria-Novosti uma fonte dos serviços de segurança.

Em agosto de 2007, um atentado com bomba provocou o desacarrilamento de um trem do mesmo tipo, o Nevsky Express. Na ocasião, 60 pessoas ficaram feridas e as autoridades entraram em alerta para o risco de ataques da rebelião chechena ou de grupos nacionalistas.

O trem do acidente de sexta-feira estava formado por 14 vagões que transportavam 660 passageiros.

"Dois vagões viraram completamente. Várias pessoas foram esmagadas sob as ferragens. Escutei muitos gritos", declarou o passageiro Andrei Abramenko, tenente coronel da polícia, ao canal Vesti 24.

O presidente russo, Dmitri Medvedev, determinou que o diretor do Serviço Federal de Segurança (FSB), Alexander Bortnikov, e o procurador-geral do país, Yuri Chaika, coordenem as investigações.

Fonte: AFP
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger