domingo, 22 de novembro de 2009

Abbas diz que desistiu de reeleição devido à expansão de assentamentos


O presidente da ANP (Autoridade Nacional Palestina), Mahmoud Abbas, disse neste sábado que sua "frustração" com a expansão dos assentamentos israelenses nos territórios palestinos o levou a desistir de concorrer à reeleição.

Sucessor do histórico líder Yasser Arafat (1929-2004), Abbas afirmou que o crescimento das colônias impede retomada do diálogo, rompido em dezembro durante a ofensiva de Israel contra Gaza.

"O primeiro motivo [para não concorrer] é a situação que alcançamos em nossas relações com Israel. A continuidade da colonização nos deixa frustrados", disse Abbas, em Porto Alegre, em seu segundo dia de sua visita ao Brasil.

"Sem o congelamento completo da colonização nunca vai haver paz".

As eleições presidenciais palestinas estão marcadas para 24 de janeiro, num momento em que Abbas está enfraquecido politicamente. Pesquisas já divulgadas apontam que alta rejeição ao presidente, associado às tentativas de diálogo fracassadas até agora.

Ele e seu partido, o Fatah, controlam somente a Cisjordânia, enquanto o movimento islâmico Hamas mantém a faixa de Gaza sob seu controle desde 2007.


Obama

Na entrevista coletiva que concedeu hoje à tarde, Abbas foi lacônico quanto ao papel do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, na solução do conflito.

Washington recuou politicamente da posição pró-congelamento dos assentamentos de Israel: "Nós temos esperança no presidente Obama. Esperamos que ele continue trabalhando pela paz".

Já Lula, com quem Abbas se encontrou em Salvador na sexta e que declarou que Israel deve frear imediatamente as colônias, foi descrito pelo palestino como "sincero e legítimo" e defendeu a participação do Brasil no tabuleiro político do Oriente Médio.

"A relação que o Brasil tem tanto com Israel como com o mundo árabe tem um papel a desempenhar na solução do conflito", disse.


Maior comunidade palestina do Brasil

Abbas está em visita a Porto Alegre porque o Rio Grande do Sul abriga a maior comunidade palestina do Brasil, em torno de 20 mil pessoas (incluindo descendentes).

Na prefeitura, onde recebeu o título de hóspede oficial do prefeito José Fogaça (PMDB), Abbas se encontrou integrantes do Diálogo Inter-religioso, um movimento ecumênico que reúne cristãos, judeus e muçulmanos do RS. Amanhã, Abbas parte para a Argentina. Sua viagem pela América do Sul inclui ainda visitas ao Chile, à Venezuela e ao Paraguai.

Fonte: Folha
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger