quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Irã diz que verdadeira preocupação da humanidade é arsenal nuclear americano


O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, disse nesta quarta-feira (25) em Caracas que a verdadeira preocupação da humanidade está nos arsenais nucleares e químicos que possuem os Estados Unidos e seus aliados.

O governante iraniano respondeu assim ao porta-voz do Departamento de Estado, Ian Kelly, que tinha afirmado que esperava que Caracas sublinhasse perante Ahmadinejad "as preocupações que tem a comunidade internacional sobre seu programa nuclear, seu suposto apoio ao terrorismo e a situação dos direitos humanos".

O líder iraniano disse que as verdadeiras preocupações são "os arsenais nucleares e químicos" assim como as reiteradas "ameaças de invasão militar" como as perpetradas pelos EUA contra o Iraque e Afeganistão.

Acrescentou que os EUA "violam os direitos humanos, torturam e tem prisões como a de Guantánamo" e lembrou que por causa da invasão do Iraque morreram "centenas de milhares de pessoas" e outras "60 mil no Afeganistão".

"Desde que disseram que iam acabar com o terrorismo, o terrorismo se multiplicou por dez", acrescentou.

Ahmadinejad explicou, além disso, que os EUA e seus aliados não se preocupam com as necessidades dos povos nem a pobreza do mundo mas seu único objetivo é acumular "riquezas, poder e prazeres" e argumentou que conseguem através de suas armas e mediante especulação financeira.

"O sistema de economia mundial foi desenhado por eles e mantém 1 bilhão de pessoas sob pobreza extrema e 3 bilhões sem a possibilidade de levar uma vida saudável. Essas são as ameaças que sofre a humanidade, as coisas que têm que acabar", disse o líder.

"Estamos preocupados por sua má conduta e por suas mentiras, por seus armazéns de bombas atômicas e químicas, isso é o que preocupa os povos", reiterou.

Já Chávez disse que a resposta de seu colega iraniano foi "digna e clara" e acrescentou, em referência ao terrorismo, que se os EUA querem ser consequentes devem extraditar o "pai dos terroristas deste continente", o anticastrista cubano com nacionalidade venezuelana Luis Posada Carriles.

"Lembramos ao Prêmio Nobel da Paz (Barack Obama) que ali está o terrorista que mandou pôr a bomba ao avião da 'Cubana' e que morreram seus 73 ocupantes, que também torturou e matou quando esteve na Venezuela", denunciou.


Fonte: EFE
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger