segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Lula diz que Irã tem direito a programa nuclear pacífico


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje diante de seu colega iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, que reconhece o direito do Irã de desenvolver um programa nuclear "com fins pacíficos" e em conformidade com os acordos internacionais.

"O que nós temos defendido há muito tempo é que o Irã possa produzir urânio para desenvolvimento de energia", disse Lula após a reunião que teve hoje com Ahmadinejad em Brasília.

O presidente afirmou ainda que o desarmamento nuclear deve "andar junto" com a não-proliferação.

Lula incentivou Ahmadinejad a continuar em busca de "países interessados" em encontrar uma solução para o que chamou de "questão nuclear iraniana".

Além disso, o presidente considerou que o Irã pode ter um papel decisivo para conseguir a paz no Oriente Médio e na Ásia Central e que o país será "especialmente importante" para conseguir a "união" dos palestinos, condição prévia para que alcancem a "liberdade" de Israel.

Antes de Ahmadinejad, Lula recebeu nos últimos dez dias os presidentes de Israel, Shimon Peres, e da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas.

O governante iraniano começou hoje em Brasília uma viagem pela América do Sul que também o levará a Bolívia e Venezuela.

Após o encontro com Lula, Ahmadinejad deve participar de um encontro empresarial entre Brasil e Irã com a participação de cerca de 300 executivos dos dois países.

A visita de Ahmadinejad ao Brasil foi bastante criticada, principalmente pela comunidade judaica, por organizações de defesa dos direitos dos homossexuais e por outros movimentos sociais devido à recusa do presidente iraniano em reconhecer o Holocausto, por suas ameaças a Israel e por causa da falta de liberdades no Irã.

Fonte: EFE
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger