sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Gás mostarda é usado por rebeldes na Síria

Segundo relatório da OPAQ, não é possível confirmar qual grupo foi autor de ataque. Crescem, no entanto, indícios de que jihadistas do "Estado Islâmico" possuem armas químicas.

Especialistas comprovaram o uso de gás mostarda em combates entre jihadistas do "Estado Islâmico" (EI) e grupos rebeldes na Síria, afirmaram nesta quinta-feira (05/11) fontes da Organização para a Proibição de Armas Químicas (OPAQ).
O gás foi utilizado em Marea, uma cidade da província de Aleppo, no dia 21 de agosto. "Nós confirmamos os fatos, mas não determinamos os responsáveis", disse a fonte à agência de notícias AFP.
Um relatório confidencial sobre o tema foi enviado aos países-membros da organização, os quais se reunirão em Haia no final de novembro. Essa é a primeira vez que gás mostarda é usado no país.
A agência de notícias Reuters teve acesso a um resumo do relatório, segundo o qual um bebê teria morrido em decorrência do ataque. Ativistas sírios e ONGs de saúde já haviam afirmado, no fim de agosto, que um ataque com armas químicas atingiu dezenas de pessoas naquela cidade.
A organização Médicos Sem Fronteiras (MSF) disse ter tratado quatro civis da mesma família atingidos por gás mostarda. Segundo os pacientes, um morteiro atingiu a sua casa e "após a explosão, um gás amarelo encheu a sala".
Armas químicas nas mãos de jihadistas
O relatório é mais um indício de que o EI possui armas químicas e está as utilizando em confrontos na Síria e Iraque. Autoridades curdas afirmaram que jihadistas usaram gás mostarda no ataque a forças peshmerga, também em agosto. Exames de sangue de 35 combatentes teriam comprovado a afirmação.
O gás mostarda é muito tóxico e provoca lesões graves na pele e irritações nos olhos e no aparelho respiratório, assim como lesões neurológicas e gastrointestinais e destruição de tecidos e vasos sanguíneos. Ele foi usado pela primeira vez por alemães na Bélgica, em 1917, e foi proibido pela ONU em 1993.
Em 2013, o governo sírio concordou em destruir suas armas químicas, para evitar investidas militares dos Estados Unidos, após um ataque com gás sarin ter matado centenas de civis num subúrbio de Damasco. O estoque declarado da Síria de armas químicas foi destruído.
No país, forças do governo e da oposição negaram o uso de armas químicas no conflito, que já dura mais de quatro anos.

Fonte: Deutsche Welle
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger