sábado, 23 de outubro de 2010

Irã treinou forças iraquianas durante guerra contra EUA, revelam documentos


O vazamento de documentos do Pentágono através do site Wikileaks dá conta de que o Irã teve papel importante na guerra entre Estados Unidos e Iraque, já que treinou militantes iraquianos, incitou sequestros de soldados americanos e forneceu armas e explosivos ao país vizinho.

A participação do Irã na guerra entre 2004 e 2009 fica exposta após o vazamento de cerca de 391 mil documentos do site Wikileaks a vários veículos da imprensa, entre eles o ""The New York Times".

O Qods, a força de elite e encarregada de missões internacionais da Guarda Revolucionária iraniana, teria supervisionado o treinamento ministrado pelo Hisbolá a Azhar al-Dulaymi, um xiita iraquiano comandante de uma milícia, para seqüestrar soldados americanos em Bagdá.

Supostamente, Dulaymi era o responsável pelo sequestro de cerca de 150 funcionários do Ministério da Educação Superior do Iraque em novembro de 2006. Antes de ser localizado e morte durante uma operação americana, Dulaymi sequestrou e matou quatro soldados em Karbala.

Além de afirmar que as forças iranianas treinaram militantes iraquianos no uso de explosivos e como franco-atiradores, os documentos dão conta de que o Irã forneceu ao Iraque projéteis artesanais de grande capacidade de destruição.

Os relatórios também descrevem um confronto a tiros entre forças americanas e iranianas perto da fronteira do Iraque com o Irã.

Fonte: EFE
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger