sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Musharraf autorizou aviões teleguiados, mas não mísseis (Gilani)


O primeiro-ministro paquistanês, Yusuf Raza Gilani, revelou nesta sexta-feira que o ex-general e ex-presidente Pervez Musharraf havia autorizado os Estados Unidos a sobrevoar o país em operações de vigilância com aviões teleguiados (drones), mas não a disparar mísseis

"O governo anterior deu permissão para os aviões teleguiados americanos efetuarem voos de vigilância e reconhecimento, mas não para disparar mísseis", declarou à imprensa Gilani, que foi nomeado primeiro-ministro em 2008 após a saída de Musharraf do poder.

Os Estados Unidos multiplicaram os disparos a partir destas aeronaves sem piloto nos últimos meses nas zonas tribais paquistanesas que fazem fronteira com o Afeganistão, local que consideram o quartel-general da Al-Qaeda e de seus aliados talibãs.

Washington teme, em particular, que planejem atentados no Ocidente.

O Paquistão condena oficialmente esses disparos, que instigam um forte sentimento antiamericano em seu território, denunciando uma violação de sua soberania.

O número de ataques de aviões teleguiados americanos no Paquistão aumentou consideravelmente neste ano, com ao menos 88 bombardeios até o dia 15 de outubro, segundo dados do New America Foundation baseados em informações da imprensa.

Fonte: AFP
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger