segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Fotografias mostram abusos de tropas israelenses a palestinos em Gaza


Uma organização de Israel crítica ao Exército de seu país divulgou hoje fotografias nas quais aparecem soldados israelenses posando com detidos palestinos ou cometendo atos de vandalismo em lares da Faixa de Gaza.

Entre as imagens, uma mostra um soldado apontando uma espingarda contra a cabeça de um palestino com o rosto coberto, enquanto em outra uma estrela de David foi rabiscada pela frase "em seguida voltaremos".

Outras mostram militares com suas armas, uniformes e capacetes posando em lares palestinas em um tom aparentemente de deboche.

As fotografias, divulgadas pela ONG israelense Shovrim Shtiká, são as últimas imagens de uma série que foi divulgada nos últimos meses graças a redes sociais e suportes de vídeo pela internet e que mostram militares israelenses humilhando palestinos.

O grupo afirma que decidiu revelar as fotos para mostrar as aberrações cometidas pelos soldados para refutar os argumentos do Exército israelense de que este tipo de comportamento não é comum.

"Recebemos as fotos há dois meses e estamos 90% seguros de que foram tiradas em Gaza durante a operação Chumbo Fundido (dezembro 2008-janeiro 2009)", declarou à Agência Efe Yehuda Shaul, membro da organização.

Um porta-voz militar israelense disse à Efe que lamenta que a organização israelense tenha preferido divulgar as fotos, "nas quais evidentemente aparecem soldados", em vez de levá-las diretamente ao Exército para que investigue sua veracidade.

A divulgação das fotografias se dá após a de um vídeo no início do mês de um jovem militar de uniforme que dançava alegremente ao ritmo de música árabe ao redor de uma palestina que permanecia algemada, virada para a parede e com o rosto vendado.

Há poucos meses houve um escândalo similar com a publicação no "Facebook" de fotos da ex-soldado Eden Abergil, nas quais posava alegremente junto a palestinos detidos, algemados e com os olhos vendados.

Fonte: EFE
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger