sexta-feira, 29 de outubro de 2010

França pode iniciar retirada de tropas do Afeganistão em 2011


A França e outros países membros da Otan (aliança militar ocidental) podem iniciar a retirada de suas tropas do Afeganistão no início de 2011. A informação foi anunciada pelo ministro francês da Defesa, Hervé Morin.

De acordo com o ministro, no entanto, a decisão não possui vínculo com as últimas ameaças feitas em uma mensagem de áudio feita pelo líder da rede Al-Qaeda, Osama bin Laden, divulgada na quarta-feira pela TV Al Jazira.

“Há uma data estabelecida pela Otan como parte de sua nova estratégia que é o início de 2011, porque em 2011 vamos transferir um conjunto de distritos aos afegãos”, disse o ministro à rádio RTL. “Neste momento podem acontecer os primeiros movimentos ou retiradas de forças aliadas do Afeganistão”, acrescentou.

Na mensagem veiculada pela emissora do Qatar, Bin Laden relaciona o sequestro de franceses em um país africano ao tratamento dado aos muçulmanos no país europeu. Além disso, acusa a França de “impedir que mulheres livres usem o hijab (véu islâmico)”, e diz que a proibição do uso do véu em lugares públicos, aprovado pela França, é “opressão colonial”.

No áudio ele exige também da França a retirada das tropas do país do Afeganistão, e ameaça novos sequestros caso isso não ocorra. No mês passado, cinco franceses foram sequestrados no Níger por membros do braço da Al-Qaeda na região.

O ministro francês das Relações Exteriores, Bernard Kouchner, afirmou que as ameaças são “inaceitáveis”. A chancelaria francesa confirmou que a mensagem divulgada é “autêntica”.

Fonte: Último Segundo via Plano Brasil
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger