domingo, 31 de outubro de 2010

Irã denuncia empresas de petróleo que não abastecem seus aviões


O Irã denuciou à Corte Internacional de Justiça (CIJ) de Haia as empresas de petróleo que se recusam a abastecer os aviões da companhia estatal Iranair nos aeroportos europeus, anunciou neste sábado o diretor geral da companhia, Farhad Parvaresh.

"Algumas empresas cancelaram os contratos antes do fim pela pressão do governo americano depois da adoção da resolução 1929 pelo Conselho de Segurança da ONU", afirmou Parvaresh.

A resolução prevê o reforço das sanções contra o Irã em resposta a seu polêmico programa nuclear.

As autoridades iranianas não divulgaram quais empresas e aeroportos se negaram a abastecer os aviões civis iranianos nas últimas semanas.

As autoridades aeroportuárias nem as petroleiras europeias se manifestaram sobre a decisão, que não consta do pacote de sanções decretado pela União Europeia após a aprovação da resolução 1929.

Segundo depoimentos ouvidos pela AFP (de passageios, agências de viagens e fontes aeroportuárias), os aeroportos de Londres, Amsterdã, Estocolmo e vários alemães estariam entre os que, em pelo menos uma ocasião, se recusaram a abastecer aviões iranianos.

O fato obriga os aviões iranianos, segundo as testemunhas, a fazer escala em Viena, onde a austríaca OMV parece ser a única empresa a resistir às pressões americanas.

Fonte: AFP
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger