sábado, 16 de outubro de 2010

EUA irão acompanhar de perto acordo nuclear entre Rússia e Venezuela


Os Estados Unidos vigiarão "muito de perto" o acordo assinado nesta sexta-feira entre a Rússia e a Venezuela para construção de uma central nuclear em território venezuelano, declarou o porta-voz do Departamento de Estado americano, Philip Crowley.

"Isto é algo que vigiaremos muito, muito de perto", declarou Crowley a jornalistas, ao ser ouvido sobre a decisão russa de aceitar construir a primeira central nuclear na Venezuela.

"Todos os países que assinaram o Tratado de Não Proliferação Nuclear (TNP) têm direitos e responsabilidades", disse Crowley.

"Esperamos da Venezuela, da Rússia ou de qualquer outro país que busque este tipo de tecnologia a assumir seus compromissos internacionais", acrescentou.

O acordo para a construção da central foi assinado pelo presidente da Venezuela, Hugo Chávez, e pelo presidente russo, Dimitri Medvedev, em Moscou, onde o presidente sul-americano desembarcou na primeira etapa de uma turnê internacional.

O primeiro-ministro russo, Vladimir Putin, já havia abordado o assunto durante uma visita a Caracas em abril.

A Venezuela, um país cujos vínculos com o Irã, vem sendo objeto de críticas e advertências por parte de Washington.

"Por que razão a Venezuela não teria uma central nuclear?", perguntou-se Medvedev em uma coletiva de imprensa em Moscou.

Fonte: France Presse
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger