terça-feira, 26 de outubro de 2010

Colômbia e EUA passam a nova fase de relações bilaterais


Colômbia e Estados Unidos levaram nesta segunda-feira as relações bilaterais para uma nova fase, incluindo na agenda diplomática assuntos diferentes da luta contra as drogas e o terrorismo, como direitos humanos, energia e ciência e tecnologia.

Os novos itens na agenda política bilateral foram discutidos em reunião entre o presidente colombiano, Juan Manuel Santos, e o subsecretário de Estado americano, James Steinberg, durante uma audiência na Casa de Nariño, sede do Executivo colombiano, em Bogotá.

A visita de Steinberg à Colômbia "é muito importante, porque é o início de um replanejamento entre os dois países quanto a suas relações", afirmou Santos em declarações feitas à imprensa na sede do Governo.

É um replanejamento que busca que "Estados Unidos e Colômbia se transformem em verdadeiros parceiros estratégicos em muitos temas tradicionais e outros temas novos", acrescentou o governante, que já havia discutido a nova agenda durante encontro no mês passado com seu colega americano, Barack Obama, na sede das Nações Unidas em Nova York.

O acordo deu lugar ao chamado Diálogo de Alto Nível Colômbia-Estados Unidos, que reuniu hoje uma delegação de 45 altos funcionários americanos com seus homólogos ou equivalentes colombianos, no Ministério das Relações Exteriores em Bogotá.

Steinberg lidera esta missão, da qual também fazem parte o subsecretário para Assuntos do Hemisfério Ocidental, Arturo Valenzuela, e o embaixador americano em Bogotá, Peter Michael McKinley.

O novo roteiro marcado pelos dois Governos "deve ser a oportunidade não somente para melhorar a relação entre Colômbia e Estados Unidos, mas também na região", ressaltou Steinberg.

"À medida que continuarmos com este novo diálogo, seguiremos enfatizando no combate às drogas e à criminalidade, que nos últimos anos foi tão bem-sucedida", afirmou Steinberg, que chegou no domingo a Bogotá.

O subsecretário de Estado ampliou sua definição deste replanejamento nos laços bilaterais após inaugurar, junto à chanceler colombiana, María Ángela Holguín, o Diálogo de Alto Nível, que terá uma segunda rodada no primeiro semestre do ano que vem, nos Estados Unidos.

"Esta visita representa uma nova fase da relação entre as duas nações, na qual se continuará a ênfase pela segurança e contra as drogas, mas se ampliará para outros temas de interesse comum", destacou Steinberg.

Fonte: EFE
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger