quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Falha técnica faz EUA perderem controle de 50 mísseis nucleares


O centro de controle da base aérea de Warren, no estado de Wyoming, nos Estados Unidos, perdeu temporariamente o contato com 50 mísseis nucleares intercontinentais no fim de semana passado devido a uma falha técnica, informaram fontes do Pentágono nesta quarta-feira.

A Força Aérea americana está investigando o incidente, que acredita que tenha sido causada por uma falha que afetou os computadores do centro de controle, disse à imprensa o porta-voz do Departamento de Defesa, Dave Lapan.

A falha aconteceu no sábado de manhã quando o centro de controle da base de Warren, perto de Cheyenne (Wyoming), perdeu durante quase 45 minutos a comunicação com 50 mísseis balísticos intercontinentais Minuteman III, informou o tenente-coronel John Thomas.

O Pentágono confirmou que o presidente americano, Barack Obama, foi informado sobre o incidente nesta base que abriga 450 dos mísseis Minuteman III dos EUA.

Thomas afirmou que o fato está sendo investigado, embora "não haja nenhuma indicação de que as causas na interrupção das comunicações tenham sido propositais".

A Força Aérea reiterou que os mísseis têm sistemas de segurança e proteção e o incidente não significa "uma brecha na segurança nuclear".

Os mísseis foram revisados e não sofreram nenhum dano, além disso a Força Aérea reiterou que contam com múltiplos processos de segurança e funções de controle e em nenhum momento houve perigo para a população.

A revista "The Atlantic" destacou em sua versão eletrônica que o secretário de Defesa, Robert Gates, e o chefe do Estado-Maior Conjunto do Exército, o almirante Mike Mullen, foram informados imediatamente, embora o jornal "Los Angeles Times" afirme que a Casa Branca não foi comunicada sobre o fato antes de terça-feira.

Fonte: EFE
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger