segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Líderes sírios e sauditas discutem Líbano e Iraque


O presidente sírio, Bashar al-Assad, encontrou-se no domingo com o rei saudita Abdullah para discutir, segundo analistas e diplomatas, a tensão no Líbano com o tribunal da ONU e o vácuo político do Iraque.

A segunda viagem de Assad ao maior exportador de petróleo do mundo este ano é mais um sinal de que as relações bilaterais estão melhorando.

A agência de notícias estatal SPA disse em uma nota breve que a reunião no aeroporto de Riad tratou de temas árabes, islâmicos e internacionais, incluindo a questão palestina.

A reunião ocorreu alguns dias depois de uma visita oficial ao Líbano pelo presidente Mahmoud Ahmadinejad, do Irã, cujo polêmico programa de energia atômica vem sendo criticado por Riad, que teme que Teerã se torne um Estado detentor de armas nucleares.

Os sauditas estão tentando convencer a Síria a se afastar do Irã e a adotar uma política externa mais focada no reino árabe, oferecendo a perspectiva de uma cooperação econômica mais forte.

O assassinato em 2005 do primeiro-ministro do Líbano, Rafik al-Hariri, que tinha fortes vínculos com a Arábia Saudita, afastou Riad de Damasco. Mas os dois países estão tentando reduzir as tensões no tribunal da ONU, que poderá indiciar membros do Hezbollah, o principal aliado do Irã no Líbano, de envolvimento na morte de Hariri.

Jornais sauditas deram ampla cobertura à visita de Ahmadinejad ao Líbano na semana passada. O jornal saudita Asharq al-Awsat disse: "O Irã decidiu operar no Líbano abertamente, ao invés de usar uma cortina de fumaça".

Assad e Abdullah visitaram o Líbano juntos em julho para evitar uma crise entre o Hezbollah, também apoiado pela Síria, e facções ligadas ao primeiro-ministro Saad al-Hariri, filho do líder muçulmano sunita, que é apoiado por Riad.

Fonte: Último Segundo
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger