segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Mercosul condena exercícios militares Britânico nas Malvinas


O Mercosul condenou na segunda-feira a decisão de a Grã-Bretanha realizar exercícios militares nas Malvinas, em claro gesto de apoio à Argentina, país membro da união aduaneira do Cone Sul que disputa a soberania das ilhas.

Os chanceleres do grupo, formado também por Brasil, Paraguai e Uruguai, se reuniram em Montevidéu para participar de uma sessão do Parlamento regional.

Em comunicado, eles expressaram "seu formal e enérgico protesto contra a decisão adotada pelo governo da Grã-Bretanha de levar adiante exercícios militares, incluindo disparos de mísseis a partir das ilhas Malvinas".

Condenaram também "as declarações e explicações formuladas recentemente por fontes britânicas na imprensa indicando que se tratariam de exercícios de rotina que a Grã-Bretanha vem realizando semestralmente nas ilhas Malvinas durante mais de 20 anos".

Os chanceleres do bloco indicaram que essa atitude implica violação de normas de segurança da navegação.

A Argentina tem buscado o diálogo para resolver a extensa disputa pelas Malvinas, mas Londres tem se negado a conversar afirmando que a soberania das ilhas é inegociável.

A tensão cresceu recentemente quando a Grã-Bretanha começou trabalhos de perfuração de poços em busca de petróleo na região.

O chanceler argentino, Héctor Timerman, comemorou em Montevidéu o apoio dos países da região sobre o pedido de Buenos Aires relativo às ilhas.

"A arbitrariedade britânica em se negar a negociar uma solução pacífica para o problema e a forma como se apropriaram de nossos recursos naturais nos mares patagônicos, ao mesmo tempo em que testam mísseis a partir de nossas ilhas, já não são vistos como uma agressão permanente apenas pelos argentinos", disse Timerman.

Fonte: Reuters
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger