terça-feira, 19 de outubro de 2010

China demonstra irritação após críticas do governo japonês por disputa territorial


A China declarou-se "indignada" com a afirmação do governo do Japão, que na segunda-feira (18) lamentou a "reação histérica" de Pequim a respeito da disputa entre os dois países por um grupo de ilhas.

"Estamos indignados que o ministro das Relações Exteriores de um país tenha feito tal declaração", disse o porta-voz da diplomacia chinesa, Ma Zhaoxu.

O chanceler japonês, Seijo Maehara, qualificou de "histérica" a reação da China acerca da disputa entre os dois países por um arquipélago localizado no Mar da China Oriental.

"É do interesse fundamental dos dois países melhorar e fazer frutificar as relações sino-japonesas", destacou o porta-voz. "Mas a gravidade das declarações feitas recentemente por alguns representantes do ministério japonês das Relações Exteriores, evidentemente vai contra isto".

Além disso, Ma Zhaoxu disse serem "absurdas" as declarações do ex-primeiro-ministro japonês Shinzo Abe, que atribuiu ambições nazistas à China.

Abe acusou a China de aplicar uma política de "Lebensraum" ("espaço vital", em alemão), preconizada pela Alemanha nazista, cujo objetivo é ampliar o espaço territorial de um país para favorecer seus interesses e aumentar seu poder.

Depois de um período de calma, a tensão entre os dois vizinhos recomeçou no início de setembro, quando a Guarda Costeira japonesa capturou um barco pesqueiro chinês nas águas em litígio.

No fim de semana, milhares de jovens chineses se manifestaram contra o controle do Japão sobre as ilhas disputadas, conhecidas como Senkaku em japonês e Diaoyu em chinês.

Fonte: Folha
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger