sexta-feira, 30 de abril de 2010

Wen Jiabao e Sarkozy querem "política sólida" entre China e França


O primeiro-ministro da China, Wen Jiabao, e o presidente da França, Nicolas Sarkozy, se reuniram nesta sexta-feira na capital chinesa e conversaram sobre a possibilidade de garantir uma "política sólida" entre os dois países após um período de tensão.

Segundo informou a agência oficial chinesa "Xinhua", os dirigentes se encontraram no Grande Palacio do Povo de Pequim antes de viajarem para Xangai para a inauguração da Exposição Universal, ainda nesta sexta.

À saída do encontro, Wen explicou que "uma relação estável e cooperativa entre China e França está entre os interesses fundamentais dos dois países, e pode servir para contribuir mais ao mundo".

Por sua vez, Sarkozy, que nos últimos tempos tinha sido visto com maus olhos pelo Governo chinês devido a uma reunião com o Dalai Lama, reiterou que a França é "um amigo sincero" e um "importante parceiro estratégico da China" e respeita as decisões políticas de Pequim.

Neste sentido, o líder francês afirmou que seu país está preparado para aumentar a cooperação com a China em âmbitos como o investimento, a energia nuclear e a mudança climática.

Os analistas interpretam a viagem de Sarkozy como uma nova oportunidade de aproximação entre China e França, membros permanentes do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

As tensões bilaterais começaram em abril de 2008, quando a tocha olímpica dos Jogos de Pequim passou por Paris e foi alvo de protestos de grupos pró-direitos humanos e de apoio ao independentismo tibetano.

Em uma tentativa de melhorar as relações, Sarkozy realizou esta viagem, durante a qual também assinou vários acordos econômicos e comerciais e se reuniu com seu colega chinês, Hu Jintao.

Fonte: EFE
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger