quarta-feira, 28 de abril de 2010

ANP anuncia descoberta de óleo leve em pré-sal da bacia de Santos


A ANP (Agência Nacional do Petróleo) anunciou ontem a descoberta de óleo leve, de maior valor comercial, em área do pré-sal da bacia de Santos de propriedade da União e ainda sem concessão.

O poço 2-ANP-1-RJS, que comprovou a presença de petróleo no local, foi perfurado pela Petrobras --contratada pela ANP por R$ 500 milhões para perfurar dois poços em áreas da União e identificar o potencial de reservas na região.

A partir das informações das perfurações, o governo vai definir, junto com uma empresa certificadora, qual é o volume estimado da jazida e o valor do petróleo nela contido.

Essas reservas vão ser transferidas à Petrobras e usadas na capitalização da companhia --operação que ainda depende de aprovação do Congresso. O objetivo do governo é ceder à estatal até 5 bilhões de barris em reservas.

A Petrobras, por sua vez, vai pagar a União com títulos, que, em seguida, serão utilizados na operação de aumento de capital da estatal.

A jazida foi encontrada a 195 km de distância da costa do Rio de Janeiro, a uma profundidade de 1.889 metros entre a superfície da água e o solo marinho. O poço onde foi feita a descoberta se localiza a nordeste do campo de Iara, que fica no mesmo bloco exploratório de Tupi, o BM-S11.

Segundo a ANP, o óleo encontrado tem 28º API (quanto mais baixo, mais leve) e a amostra foi extraída a 5.400 metros de profundidade, a partir da perfuração no subsolo marinho. A ANP informou, em nota, que "o poço encontra-se em perfuração no intuito de investigar as características geológicas das camadas mais profundas, esperando-se atingir a profundidade de 6.425 metros."

Fonte: Folha
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger