sábado, 24 de abril de 2010

Projeto dos EUA sobre clima prevê 12 usinas nucleares


O projeto de lei sobre clima que deve ser divulgado nos Estados Unidos na segunda-feira contém incentivos para ajudar a construção de 12 usinas nucleares, mas retarda a contenção das emissões em usinas que liberam grande quantidade de gases do efeito estufa, informou nesta sexta-feira uma fonte na indústria.

O projeto, liderado pelo senador democrata John Kerry, estabelecerá garantias de empréstimos, proteção contra atrasos decorrentes de regulamentações e outros incentivos que visam a ajudar empresas a obter financiamento para novas plantas nucleares, cuja construção pode custar entre 5 bilhões de dólares e 10 bilhões de dólares.

"Acho que é um começo que, combinado com um preço sobre o carbono, poderia ajudar a indústria a ampliar a capacidade", disse a fonte, informada sobre um contato de Kerry na quinta-feira à noite com representantes da indústria.

Usinas de energia nuclear quase não emitem dióxido de carbono, principal fonte do gás do efeito estufa. Mas em três décadas nenhuma nova usina obteve aprovação do governo, em parte por causa dos elevados custos.

O projeto também tem aspectos facilitadores para os grandes poluidores, medida que, segundo os ambientalistas, pode ajudar a ganhar o apoio necessário de senadores.

Fonte: Reuters
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger