segunda-feira, 26 de abril de 2010

Japoneses querem que premiê renuncie se não fechar base dos EUA


Pesquisa publicada na edição desta segunda-feira do jornal "Nikkei" revela que 57% dos japoneses acham que o premiê Yukio Hatoyama deve renunciar ao cargo se não encontrar uma solução para a mudança de uma base aérea americana em Okinawa antes do final de maio que vem. O levantamento também aponta que o índice de aprovação do governo de Hatoyama caiu para 24%.

Neste domingo, cerca de 90 mil pessoas participaram de um protesto na localidade de Yomitan, na ilha de Okinawa, contra a mudança da base de Futenma para outra região.

Com cartazes com frases como "não à base" e "bases americanas, fora de Okinawa", os manifestantes reivindicavam que a base saísse da ilha, conforme Hatoyama prometera durante a campanha. "Queremos que o premiê Hatoyama cumpra sua palavra, sobretudo pela base aérea de Futenma", disse o prefeito de Okinawa, Hirokazu Nakaima.

O governo havia cogitado apenas transferir a base de Futenma, situada em uma área muito povoada, para outro lugar da província de Okinawa, Henoko, onde a presença do aeroporto prejudicaria menos os moradores, o que está previsto em acordo assinado com os EUA em 2006. O presidente Barack Obama considera o cumprimento do acordo a melhor solução para o problema.

Metade dos soldados americanos mobilizados no Japão --atualmente 47 mil-- desde o fim da Segunda Guerra Mundial estão em Okinawa.

Muitos moradores de Okinawa reclamam dos problemas provocados pela presença militar americana, como o barulho, poluição e os atritos frequentes.

Fonte: Folha
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger