sexta-feira, 30 de abril de 2010

Hillary alerta Irã a não usar evento nuclear para "confundir"


A secretária norte-americana de Estado, Hillary Clinton, alertou nesta quinta-feira o presidente do Irã de que será mal visto se tentar aproveitar uma conferência nuclear da Organização das Nações Unidas (ONU), na semana que vem, para tentar "semear a confusão" em torno do seu programa atômico.

Os Estados Unidos e alguns de seus aliados suspeitam que o Irã esteja tentando desenvolver armas nucleares, embora Teerã insista no caráter pacífico das suas atividades, conforme estipula o Tratado de Não Proliferação Nuclear (TNP), de 1970.

A ONU realiza na semana que vem, em Nova York, a conferência quinquenal de revisão do tratado, e o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, já solicitou visto para participar.

Citando os "três pilares" da política nuclear internacional --não proliferação, desarmamento e uso civil da energia atômica--, Hillary disse a jornalistas que "a missão dos que vão a Nova York rever, revisar e revigorar o TNP é claríssima; se não é essa a missão dele (Ahmadinejad), então uma viagem não será particularmente útil ou produtiva da parte dele."

Na opinião dela, é "absolutamente inquestionável" que o Irã tem violado o TNP.

"Se o presidente Ahmadinejad quer vir anunciar que o Irã vai cumprir suas exigências de não proliferação sob o TNP, essa seria de fato uma ótima notícia (...). Mas se ele acredita que vindo ele pode de alguma forma desviar a atenção desse importantíssimo esforço global ou causar confusão (sobre as intenções iranianas), então não acredito que ele terá uma audiência particularmente receptiva."

Um porta-voz do Departamento de Estado disse que as solicitações de vistos para a delegação iraniana ainda estão tramitando. Como país-sede da ONU, os Estados Unidos costumam conceder vistos a todos os líderes estrangeiros que pretendem visitar a sede da entidade, mesmo quando se trata de governos rivais.

Fonte: Reuters
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger