quinta-feira, 22 de abril de 2010

Armênia congela reaproximação diplomática com Turquia


O governo da Armênia congelou a ratificação de um tratado para normalizar suas relações diplomáticas com a Turquia e para reabrir a fronteira entre os dois países, disse nesta quinta-feira o presidência armênio, Serge Sarkisian. O congelamento representa um retrocesso nos esforços para os dois países acabarem com sua longa inimizade.

"Nós deveremos caminhar em frente quando estivermos convencidos de que existe um ambiente adequado na Turquia e houver uma liderança em Ancara pronta a retomar o processo de normalização", disse o presidente em discurso na televisão.

A Turquia fechou sua fronteira com a Armênia em 1993, em protesto contra o envolvimento militar da Armênia na guerra conduzida por separatistas armênios do enclave de Nagorno-Karabakh, no Azerbaijão, país cujo povo é de etnia turca. Desde então, Nagorno-Karabakh está sob controle de forças armênias e de separatistas armênios.

O fechamento da fronteira aumentou ainda mais as tensões, já exacerbadas pela questão sobre se a matança de 1,5 milhão de armênios pelas forças do Império Otomano, a partir de 1915, foi um genocídio.

Sarkisian disse hoje que o congelamento não significa que a Armênia tenha abandonado o processo de normalização das relações com a Turquia, mas que apenas "suspenderá o procedimento de ratificar os protocolos".

Na Turquia, o primeiro-ministro, Recep Tayyip Erdogan, disse que a Armênia é livre para decidir como o processo deve avançar. "Eu expressei minha lealdade aos pactos em várias ocasiões", afirmou Erdogan. A mediação feita pela Rússia, França, Estados Unidos e a Organização para a Segurança e a Cooperação na Europa (OSCE) obteve escasso progresso na disputa sobre Nagorno-Karabakh.

Fonte: Estadão
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger