quinta-feira, 22 de abril de 2010

EUA: Pentágono diz que Guarda Revolucionária do Irã está na Venezuela


A força militar de elite iraniana, a Guarda Revolucionária, está presente na Venezuela e isso representa um risco de contato com forças americanas, segundo um relatório do Pentágono enviado ao Congresso, ao qual a AFP teve acesso.

"A Guarda Revolucionária Islâmica tem capacidade operacional no mundo todo. Está bem assentada no Oriente Médio e na África do Norte, e recentemente aumentou sua presença na América Latina, particularmente na Venezuela", explica o relatório datado de abril deste ano.

"Se os Estados Unidos aumentarem seu envolvimento nessas regiões, o contato com a Guarda Revolucionária, diretamente ou através dos grupos extremistas que esta apoia, será mais frequente", por consequência, adverte.

Este texto corresponde à parte não confidencial de um relatório completo sobre a estratégia militar do Irã que o Pentágono de enviar, por lei, a cada ano ao Congresso.

O Irã tem a ambição de se tornar "potência regional" nos níveis militar e diplomático, mas também de ampliar sua presença em escala mundial, adverte o documento.

O relatório atribui a essas forças de elite, diretamente comandadas pelo líder supremo iraniano, Ali Khamenei, a responsabilidade pelo ataque de 1994 a um centro comunitário judaico em Buenos Aires.

O secretário de Defesa americano, Robert Gates, acusou há um ano o Irã de "atividades subversivas" na América Latina, com a secretária de Estado, Hillary Clinton, também se expressando em termos parecidos sobre o assunto.

No entanto, durante uma viagem realizada na semana passada na Colômbia e no Peru, Gates negou que a Venezuela represente "atualmente um desafio ou uma ameaça militar" para Washington.

A congressista republicana Ileana Ros-Lehtinen pediu nesta quinta-feira ao governo de Barack Obama mais atenção ante o "crescimento do Irã e a influência que esse país tem não apenas na Venezuela, o que é bem conhecido, mas em todas as demais nações da América Latina".

O governo venezuelano rejeitou as acusações e assegurou que sua aliança com o Irã é meramente estratégica e econômica, ante o que chamou de agressividade americana.

Fonte: AFP
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger