quarta-feira, 21 de abril de 2010

China pede alterações em proposta americana de sanções ao Irã


A China propôs alterações à proposta americana de uma resolução que imporia duras sanções contra o Irã sobre seu programa nuclear, disseram diplomatas americanos nesta quarta-feira, em condição de anonimato.

As mudanças propostas pela China enfraquecem a proposta de sanções, segundo os diplomatas. Na semana passada, o embaixador da China na ONU, Li Baodong, disse que Pequim quer focar em "diplomacia" em vez de em duras sanções.

O Ocidente acusa o Irã de desenvolver um programa nuclear com fins militares, mas Teerã defende que a finalidade é pacífica e se recusa a negociar.

Os Estados Unidos e as demais potências --Rússia, Reino Unido, França e Alemanha-- pressionaram a China por meses para que apoiasse uma nova rodada de sanções ao país do Oriente Médio, já que ela tem poder de veto como membro permanente do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU).

Negociações

A China tornou-se o maior parceiro comercial do Irã no ano passado, e 11% de seu suprimento de energia depende do país do Oriente Médio.

As seis potências começaram as negociações em 8 de abril e, desde 14 de abril, têm mantido o que um dos diplomatas classificou como encontros intensos quase todos os dias sobre a resolução da ONU divulgada pelos EUA em janeiro, que incorporou algumas mudanças propostas pelos aliados europeus. O diplomata disse que as negociações estão progredindo vagarosamente.

Segundo os diplomatas ouvidos, o embaixador da China na ONU entregou as alterações propostas por Pequim às outras cinco potências em um encontro na terça-feira.

Na quarta-feira, houve um encontro entre os embaixadores americano e europeus na Missão da ONU, e então um encontro entre a embaixadora americana, Susan Rice, e seu colega chinês.

Fonte: Folha
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger