quarta-feira, 21 de abril de 2010

Human Rights Watch critica proibição do véu integral


A organização de defesa dos direitos humanos Human Rights Watch (HRW) manifestou nesta quarta-feira sua oposição à proibição do uso do véu integral, no momento em que a Bélgica se dispõe a votar uma lei sobre o assunto amanhã, e que a França prevê seguir o mesmo caminho.

"Proibições deste tipo criam uma situação em que todo o mundo perde", declarou em comunicado Judith Sunderland, da Human Rights Watch.

"Representam uma violação dos direitos das que escolheram usá-lo e em nada ajudam as que são obrigadas a fazê-lo", acrescentou Sunderland.

Os deputados belgas se dispõem a votar nesta quinta-feira em sessão plenária a proibição total de toda roupa que cubra a totalidade do rosto exceto os olhos, medida dirigida, embora sem citá-lo, ao véu integral islâmico, como a burca ou o niqab.

A proposta de lei belga, já aprovada por unanimidade em 31 de março pela comissão parlamentar do Interior, amplia a proibição à rua, às lojas e a prédios públicos.

Seus promotores a apresentam como medida destinada à emancipação das mulheres e a garantir a segurança no espaço público, onde cada pessoa deve poder ser reconhecida.

O governo francês anunciou por sua vez que apresentará em maio um projeto de lei de proibição do uso do véu integral no conjunto do espaço público.

Para a Human Rights Watch, não existe prova de que o uso do véu integral represente ameaça para a segurança pública.

O veto total é também "incompatível com a Convenção Europeia de defesa dos direitos humanos" e, possivelmente, com a legislação da UE contra as discriminações, segundo Sunderland.

Fonte: AFP
Share this article :

3 comentários:

  1. Prezados
    Sou a favor da retirada do véu integral por um motivo ximples eles estão em outro país e tem que respeitar ou se adequarem a tal e convém lembrar que nos países mulçumanos um simples beijo na boca como manifestação de afeto da cadeia, ou seja temos que respeitar as leis locais, mas ninguém fala disso.
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. ximples = simples

    ResponderExcluir
  3. Para melhor entendimento, a Burka é uma vestimenta feminina, que mantém o corpo, a face e as mãos cobertas. Representa a virtude do pudor. Conceito infelizmente deturpado. Como foi deturpado e com outros fins como explodir e matar pessoas segue o dito popular o justo paga pelo pecador.
    Abraço

    ResponderExcluir

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger