quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Brasil espera que violência na Líbia acabe, diz Patriota



O ministro Antonio Patriota (Relações Exteriores) comentou no início da tarde desta quinta-feira em Luanda, capital de Angola, os relatos da captura do ex-ditador líbio, Muammar Gaddafi.

"O Brasil espera que a violência na Líbia cesse, que as operações militares se encerrem e que o povo líbio siga em suas aspirações e anseios no espírito do diálogo e da reconstrução nacional", afirmou.

A presidente Dilma Rousseff foi informada das notícias da captura e possível morte de Gaddafi durante uma reunião bilateral com o presidente angolano, José Eduardo dos Santos. Patriota teve a informação às 13h37 local (10h37 em Brasília) e, imediatamente, comunicou aos dois presidentes.

Dilma deixa na próxima hora a cidade de Luanda, encerrando seu primeiro tour oficial pela África. A previsão de chegada no Braisl é à meia-noite.

OPERAÇÃO NA LÍBIA

Comandantes das forças rebeldes da Líbia afirmaram nesta quinta-feira que o ex-ditador Muammar Gaddafi, cuja captura foi reportada mais cedo, não resistiu aos ferimentos e morreu, segundo agências de notícias e emissoras de TV.

As forças do CNT (Conselho Nacional de Transição), órgão político dos rebeldes, anunciaram a captura de Gaddafi hoje.

Segundo a emissora de TV britânica BBC, Gaddafi foi detido pelos rebeldes enquanto tentava escapar de Sirte, sua cidade natal, em um comboio. Um combatente do CNT declarou que ao ser capturado Gaddafi gritou: "Não atirem, não atirem."

O canal de TV "Libya lil Ahrar" também informou a detenção do ex-ditador. Segundo a emissora, ele foi detido com o filho Muatasim; Mansur Dau, chefe dos serviços de segurança interna; e Abdullah Senusi, diretor do serviço de inteligência líbios.

Forças rebeldes da Líbia capturaram nesta quinta-feira as últimas posições mantidas pelos partidários de Muammar Gaddafi em Sirte, cidade natal do ditador.

A ofensiva final contra a cidade natal do ditador começou por volta das 8h no horário local e durou cerca de 90 minutos antes de os soldados leais ao regime fugirem.

Pouco tempo antes, cerca de cinco veículos de combatentes gaddafistas tentaram escapar da cidade, mas os passageiros foram mortos pelos soldados do CNT.

Fonte: Folha
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger