segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Líbia é cobrada a investigar "execução" de aliados de Kadafi



Um grupo de direitos humanos cobrou nesta segunda-feira uma investigação sobre a suspeita de execução em massa de 53 homens leais a Muammar Kadafi e exortou autoridades líbias a reprimirem a violência de combatentes que ajudaram a derrubar o ex-líder da Líbia.

A organização Human Rights Watch, com sede em Nova York, disse que 53 corpos foram encontrados na semana passada, agrupados e cercados de cartuchos de fuzis, na área de um hotel abandonado em uma zona de Sirte que era controlada por combatentes anti-kadafi.

Funcionários da entidade de direitos humanos, que viram os corpos no domingo, disseram que algumas das vítimas tinham as mãos amarradas atrás das costas quando foram baleadas e foram identificadas por moradores locais como homens leais a kadafi.

A Human Rights Watch pediu ao Conselho Nacional de Transição (CNT), a nova liderança da Líbia, que
conduza uma "imediata e transparente" investigação das mortes em Sirte, a cidade natal de kadafi.

"Isso exige a atenção imediata das autoridades líbias para investigar o que aconteceu e responsabilizar os autores", disse Peter Bouckaert, diretor de emergências da Human Rights Watch, em comunicado.
O CNT não estava disponível para comentar o assunto.

A Human Rights Watch disse que a condição dos corpos sugeria que as vítimas foram mortas no Hotel Mahari entre 14 e 19 de outubro.

Moradores locais disseram à entidade que encontraram os corpos quando voltaram para casa em 21 de outubro, um dia depois de kadafi ser capturado e morto, terminando um cerco de dois meses a Sirte.

A Human Rights Watch disse ter encontrado os restos mortais de pelo menos 95 pessoas no local onde kadafi foi capturado. Eles disseram que a maioria das vítimas foi morta em combates e ataques da Otan,
mas entre seis e 10 parecem ter sido executadas.

O grupo disse que também tinha visto os corpos decompostos de 10 pessoas em um local separado em Sirte, mas acrescentou que não foi possível identificar as vítimas ou estabelecer se forças de kadafi ou combatentes anti-kadafi foram responsáveis pelas mortes.

Fonte: Reuters
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger