quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Primeiros soldados franceses deixam o Afeganistão



O governo da França anunciou que 194 soldados deixaram o Afeganistão nesta quarta-feira, no início da retirada anunciada em julho por Paris, que prevê a saída de mil soldados até 2012 e de todas as tropas até 2014.

O início da retirada dos 4.000 soldados franceses segue o processo americano, principal força da coalizão internacional presente no Afeganistão desde o fim de 2011.

O Exército francês perdeu 17 homens no Afeganistão entre junho e 17 de setembro. No total, 75 militares morreram desde 2001 em território afegão.

As tropas francesas estão mobilizadas majoritariamente no distrito de Surobi, província de Cabul, e na província de Kapisa, 60 km ao nordeste da capital.

Até o Natal, outros 200 militares franceses devem deixar o Afeganistão.

INTERVENÇÃO

A guerra afegã passa atualmente por um dos momentos mais violentos, quando acaba de completar dez anos da invasão dos Estados Unidos.

As tropas da Otan (aliança militar ocidental) começaram, em julho, a retirada progressiva do país, que será concluída em 2014, o que foi considerado pelos talebans como uma consequência do sucesso de sua luta.

A retirada ocidental de 2014 abre a possibilidade de um retorno dos talebans ao poder, perspectiva inquietante para aqueles afegãos que tiraram proveito desta década de abertura, sobretudo os moradores das áreas urbanas.

Em setembro, o ex-presidente Burhanuddin Rabbani, responsável por negociar a paz com os talebans, foi assassinado em Cabul.

Sua morte afastou as perspectivas de paz em curto prazo com os rebeldes que se recusam a negociar com o governo enquanto os soldados estrangeiros não deixarem o país.

A Otan ocidental continua a buscar uma "saída honrosa" do conflito que, segundo a universidade americana de Brown, deixou cerca de 34 mil mortos, e no qual apenas os Estados Unidos gastaram ao menos US$ 444 bilhões.

Fonte: Folha
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger