segunda-feira, 24 de outubro de 2011

França alerta para que Líbia respeite direitos humanos



O Ministério de Relações Exteriores da França reiterou nesta segunda-feira que a Líbia deverá construir um Estado de direito pleno, afirmando que ficará atento para que o país cumpra com todas as exigências de direitos humanos e da democracia.

"Acreditamos que o povo líbio, que se libertou após 42 anos de ditadura, construa um Estado de direito conforme os valores universais compartilhados pela comunidade internacional", informou um porta-voz do ministério.

Em nota, a fonte do Ministério de Relações Exteriores francês lembrou que o presidente do Conselho Nacional de Transição (CNT) líbio, Mustafa Abdel Jalil, anunciou no último domingo que a "sharia" (lei islâmica) será "sua fonte de direito".

Jalil também afirmou que qualquer lei que contradiga os princípios do islã será nula em todos os efeitos.

"Vamos estar atentos sobre o respeito aos direitos humanos e aos princípios democráticos, principalmente do respeito à diversidade cultural e religiosa, além da igualdade entre homens e mulheres", acrescentou a fonte.

No entanto, a autoridade francesa destacou que a Líbia vive "um período de transição que suscita uma imensa esperança", destacando que o próprio país deve ter o direito de "definir os princípios de sua democracia".

Fonte: AFP
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger