quinta-feira, 11 de maio de 2017

KC-390 - O gigante brasileiro se aproxima da certificação


A maior e mais avançada aeronave desenvolvida no Brasil, o Embraer KC-390, esta próximo de cumprir seu período de avaliações e receber sua certificação. O orgulho da engenharia aeronáutica brasileira é um verdadeiro salto em termos de tecnológica e capacidades, se tornando uma aeronave única no mercado, possuindo como principal concorrente o o vetusto turboélice norte americano da Lockheed, o C-130 Hércules,

um lendário ícone da aviação militar que domina esta categoria absoluto há mais de 60 anos, mas que agora se vê ameaçado pela inovação e avanços tecnológicos representados pela aeronave brasileira, que em breve ganhará o mercado e irá competir por um vasto mercado, mercado onde há grandes expectativas nos próximos anos, uma vez que a maior parte dos operadores do vetusto c-130 vê a chegada ao fim do ciclo de vida de suas aeronaves e é chegada a hora da substituição de sua frota.
O KC-390 esta sendo desenvolvido com base nas necessidades da Força Aérea Brasileira, e tem desde o inicio despertado o interesse de vários países ao redor do mundo. A aeronave supera as espectativas inicias e apresenta um variado leque de possibilidades operacionais, qua vão desde o transporte de tropas e materias, passando pela capacidade de realizar missões REVO, á até executar missões de busca e salvamento, com diversos estudos em andamento para criação de variadas versões especializadas e módulos de missão, o que torna seu emprego muito "elástico", servindo como uma plataforma capaz de executar de maneira plena variados perfis de missão.
Os dois protótipos do KC-390 que tem sido exaustivamente "voados" na campanha de ensaios em voo, já somam mais de 1.000 horas voadas. Com o programa previsto de avaliações já cumprindo cerca de 94% das avaliações previstas afim de certificar a aeronave. Ao programa de avaliações deve se juntar em breve uma terceira aeronave, esta sendo já configurada com o padrão de produção seriada, se tornando assim o cabeça de série da linha de montagem, a qual deverá receber o prefixo "FAB-001".
A programação do KC-390 esta rigorosamente em dia com o planejado, estando em alguns quesitos até á frente do previsto inicialmente, sendo esta uma ótima notícia, onde se mantém o cronograma inicial de entregas, previsto para iniciar em 2018, quando a Força Aérea Brasileira deverá receber os dois primeiros exemplares de 28 encomendados.

A FAB espera em breve substituir toda sua frota de "Hércules" por novos KC-390, abrindo espaço para novas capacidades e desafios á ala de transporte da FAB. Mas o KC-390 não irá se limitar aos céus "brazucas", vários países tem acompanhado o desenvolvimento e avanços no processo de certificação do KC-390, estando analisando a possibilidade de seguir a opção feita pela FAB e substituir seus "velhos" c-130 pela nova aeronave brasileira, o que deverá garantir centenas de exemplares do "gigante brasileiro" voando com os mais variados cocares e nas mais diversas regiões do mundo, com as estimativas dando conta de um mercado para cerca de 700 aeronaves na categoria do KC-390.
Nós do GBN News tivemos a oportunidade conhecer de perto o KC-390 no último mês de abril, e nos surpreendemos pelo que vimos, uma aeronave primorosamente projetada nos mínimos detalhes, sendo pensada não apenas para atender ás missões ás quais seja designada, mas oferecer um meio moderno tecnologicamente, e possuindo um conforto sem igual aos seus tripulantes, apresentando coisas que podem ser vistas como simples, mas que em operação representam uma grande diferença, principalmente pelo fato de diminuir consideravelmente a carga de trabalho de seus tripulantes, passando por uma aviônica toda digital e de última geração até ao conforte de um toallet que em nada deixa a dever as aeronaves comerciais e uma galley completa. Não nos restando dúvidas de que temos nas mão uma excelente aeronave, capaz de atender não apenas as necessidades operacionais brasileiras, mas uma aeronave que tem tudo para se tornar um sucesso de exportação.

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