quinta-feira, 4 de maio de 2017

EUA testam míssil balístico intercontinental

A Força Aérea dos Estados Unidos lançou na madrugada desta quarta-feira (3) um míssil balístico intercontinental desarmado de testes da Califórnia ao Oceano Pacífico, informou a instituição.
O porta-voz do Comando de Ataque Global da Força Aérea, Joe Thomas, disse à AFP a partir da Califórnia que se tratava de um teste de rotina e não envolvia uma demonstração de força na controvérsia com a Coreia do Norte por seu programa nuclear e de mísseis balísticos.
O míssil ‘Minuteman III’ foi lançado a partir da Base Vandenberg da Força Aérea na Califórnia às 07h02 GMT (04h02 de Brasília) desta quarta-feira, informou o Comando de Ataque em um comunicado.
O míssil viajou cerca de 6.700 quilômetros sobre o Oceano Pacífico e caiu perto de um atol que faz parte das Ilhas Marshall utilizado como um local de teste de mísseis americanos.
O Minuteman III, que pode ser equipado com uma ogiva nuclear, é testado cerca de quatro vezes por ano, disse Linda Frost, outra porta-voz do Comando de Ataque.
Fotos do lançamento tiradas pela Força Aérea mostram chamas brilhantes no momento do lançamento, e depois uma pálida e fina marca laranja no céu noturno enquanto o míssil se arqueava sobre o oceano.
“Estes lançamentos de teste verificam a precisão e a confiabilidade do sistema de armamento ICBM (mísseis balísticos intercontinentais), proporcionando dados valiosos para garantir uma contínua dissuasão nuclear segura, confiável e efetiva”, disse o Comando em seu comunicado.
“O programa de lançamento de teste do ICBM demonstra a capacidade operacional do Minuteman III e assegura a capacidade dos Estados Unidos de manter uma dissuasão nuclear forte e credível como elemento-chave da segurança nacional e da segurança dos aliados e parceiros dos Estados Unidos” acrescentou.

Fonte: Exame
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger