sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Rebeldes da Síria iniciam contra-ataque em Aleppo para romper cerco do governo


Rebeldes da Síria iniciaram um contra-ataque em Aleppo nesta sexta-feira (28) com um bombardeio intenso em áreas sob controle do governo depois de uma ofensiva de semanas das forças sírias, com apoio da Rússia, a bairros sitiados dominados por insurgentes, disseram rebeldes.

O Observatório Sírio para os Direitos Humanos, um grupo sediado no Reino Unido que monitora a guerra, também disse que insurgentes suicidas explodiram vários carros-bomba no extremo oeste de Aleppo.
Uma fonte militar da Síria relatou que um ataque insurgente naquela área foi frustrado, e uma rede de televisão estatal noticiou que o Exército destruiu quatro carros-bomba.
Os rebeldes almejam romper um cerco que o governo e milícias aliadas impuseram durante o verão local com apoio da Força Aérea russa. Os bairros do leste da cidade, de posse dos rebeldes, vêm sendo sujeitados a uma campanha aérea feroz desde que o Exército declarou uma ofensiva para capturar a área no mês passado.
"Há um chamado geral para qualquer um que consiga usar armas", disse uma autoridade de alto escalão do grupo rebelde Frente da Conquista do Levante, que luta sob a bandeira do Exército Livre da Síria (FSA, na sigla em inglês), à Reuters. "O bombardeio preparatório começou nesta manhã", acrescentou.
O ataque parece ter sido desencadeado principalmente por combatentes rebeldes de fora de Aleppo contra forças do governo que ocupam seus bairros orientais.
O porta-voz do Ahrar al-Sham, um grande grupo islâmico rebelde, também disse em uma mensagem publicada em redes sociais que uma ofensiva contra Aleppo teve início nesta sexta-feira.

Entre as facções envolvidas no ataque estão grupos do FSA e da Jaish al-Fatah, uma aliança de facções islâmicas, disse o representante da Frente da Conquista do Levante. 
Foguetes Grad foram disparados da base aérea de Nairab, em Aleppo, disse Zakaria Malahiji, diretor do escritório político do grupo rebelde Fastaqim, sediado na cidade, acrescentando que será "uma grande batalha" com a participação de todos os grupos insurgentes na localidade.
Bombardeios pesados dos rebeldes, com mais de 150 foguetes e bombas, atingiram bairros do sudoeste da cidade, relatou o Observatório, dizendo ainda que mais de 15 civis foram mortos e que 100 ficaram feridos nos bombardeios dos insurgentes contra o oeste de Aleppo, controlado pelo governo. Segundo a mídia estatal, cinco civis morreram.
O Observatório também disse que foguetes Grad terra-terra atingiram a base aérea de Nairab e locais nos arredores da base aérea de Hmeimim, próxima de Latakia.

Fonte: Reuters
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger