quinta-feira, 27 de outubro de 2016

António Guterres virá ao Brasil e fará reunião com Michel Temer

O ex-primeiro-ministro português e próximo secretário-geral da ONU, António Guterres, participará na próxima semana em Brasília da XI Cúpula da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), informaram nesta quinta-feira (27) à agência EFE e fontes oficiais.

Guterres, que substituirá nas Nações Unidas o sul-coreano Ban Ki-moon a partir do 1 de janeiro, terá uma reunião privada na próxima segunda-feira, quando será inaugurada a cúpula da lusofonia, com o presidente do Brasil, Michel Temer, anfitrião da reunião.

Depois, segundo fontes da presidência brasileira, se somará às sessões da XI Cúpula da CPLP, nascida em 1996 e integrada por Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

A cúpula começará na segunda-feira de manhã com uma reunião de ministros das Relações Exteriores e será inaugurada formalmente à tarde, com a primeira sessão plenária dos chefes de Estado e de Governo desses nove países.

O encerramento está previsto para o meio-dia da terça-feira, quando a CPLP deverá adotar várias resoluções com o objetivo de fortalecer a cooperação entre os países-membros em diversos âmbitos, com ênfase em assuntos comerciais e culturais.

Portugal, principal promotor da criação da CPLP, será representado por seu presidente, Marcelo Rebelo de Sousa, e pelo primeiro-ministro, Antonio Costa.

Na própria terça-feira, após o encerramento da cúpula, os líderes portugueses têm prevista uma reunião bilateral com Temer, dentro de uma visita oficial ao Brasil.

Fonte: EFE

0 comentários:

Postar um comentário