domingo, 27 de junho de 2010

França, EUA e Rússia pedem solução pacífica para Nagorny Karabaj


França, Rússia e Estados Unidos pediram, este sábado, uma "solução pacífica" na conturbada região separatista de Nagorny Karabaj, apoiada pela Armênia.

Em um comunicado conjunto, divulgado à margem da cúpula do G8, os três países renovaram o compromisso "em apoiar os líderes da Armênia e do Azerbaijão" em sua busca por uma "solução pacífica para o conflito em Nagorny Karabaj".

As tensões aumentaram nos últimos meses em meio a negociações suspensas sobre o status da região, onde separatistas étnicos armênios apoiados por Erevan tomaram o controle de Baku em uma guerra no começo dos anos 1990. Estima-se que 30 mil pessoas tenham morrido no conflito.

O presidente azerbaijano, Ilham Aliyev, ameaçou no início do mês retirar-se das conversações de paz apoiadas por estrangeiros, depois de acusar a Armênia de obstaculizar as negociações.

Mas a região voltou a sofrer com o mais intenso conflito desde a guerra.

As forças armênias e azerbaijanas estão espalhadas ao longo de uma linha de cessar-fogo em e no entorno de Nagorny Karabaj e frequentemente se enfrentam, tornando comuns os tiroteios.

Fonte: AFP
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger